Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Canapi, sertão de Alagoas.

Um apagão atingiu a cidade de Canapi na tarde de ontem (6). A falta de energia se estendeu até a madrugada. Comércios, postos de saúde e moradores foram prejudicados.

Era por volta das 15h e 30min quando houve a primeira queda de energia que se estendeu até às 21h 30min. Às 23h houve uma nova queda e retornou por volta das 3 horas da manhã desta sexta (7).

Funcionário de uma papelaria, Gerson Santos (19), disse que houve prejuízos onde trabalha. “Ficou muito serviço acumulado para hoje por não ter condições de continuar sem luz. Tivemos que fechar mais cedo, isso prejudica o comércio.”

Nos postos de saúde, a falta de energia também preocupa. Rayane Soares, coordenadora de Atenção Básica da cidade diz que a maior preocupação é com as vacinas. “Tem um tempo determinado em que elas podem ficar na geladeira na ausência de energia. Então tem que ficar uma pessoa responsável pela transferência para a central em Santana, antes de ultrapassar o tempo que elas podem ficar sem energia e depende muito da geladeira. Algumas conseguem manter a têmperatura adequado por 8 hrs, outras por 6hrs e até por menos.” Afirma.

Apesar das quedas constantes, moradores da cidade têm sentido um aumento na conta de luz. Aline Rafaela, 22, reclama que a conta tem pesado no orçamento. “Antes eu pagava de R$21,00. Fiquei surpresa com a última fatura, veio cobrando R$104,00. Sendo que em casa moram apenas duas pessoas que passam o dia todo fora, sem contar que tenho apenas uma TV e uma geladeira que consomem energia.”

O que diz a Equatorial Alagoas

A Equatorial Energia Alagoas esclarece que assim que tomou conhecimento, enviou uma equipe para verificar a falta de energia na cidade de Canapi registrada às 15h37 desta quinta-feira (06). Desde então, técnicos da distribuidora trabalharam para restabelecer o fornecimento. O fornecimento do município foi restabelecido às 21h36. Entretanto, às 23h10, uma nova ocorrência foi registrada. As equipes foram acionadas e o serviço concluído às 2h25 desta sexta-feira (07). A Equatorial está avaliando as causas dessa ocorrência pontual. 

Para um melhor atendimento de seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências devem ser formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196 ou via WhatsApp. Para ter acesso a esse novo canal de atendimento, é necessário salvar o telefone (82) 2126-9200 na agenda do celular. Para comunicar uma ocorrência, basta enviar uma mensagem de texto para a assistente virtual, Clara.