Cortesia de leitor do Minuto Sertão Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Dois Riachos, Sertão de Alagoas

Após Santana do Ipanema ter ruas inundadas na noite de quarta-feira (25), o município circunvizinho de Dois Riachos, Sertão de Alagoas, após chuva nesta quinta (26) ficou com ruas inundadas. A água em um nível impressionante causou estragos em casas causando prejuízos a moradores que tiveram eletrodomésticos, móveis, roupas e alimentos perdidos.

A situação na região em alguns municípios não é nada fácil. Moradores que residem próximo a rios e riachos tem sofrido com os estragos. A Defesa Civil já alertou para que os moradores destas localidades tomem cuidado. No início desta tarde, o rio Ipanema que passa também pelo município de Dois Riachos atingiu a cota de 483 cm, 40 cm acima da cota de transbordamento. Diversos pontos dos municípios de Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema sofrerão inundações nas áreas próximas aos leitos dos rios e adjacências, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem urbana.

Em Dois Riachos, o clima é de preocupação com a barragem no povoado Pai Mané que pode ''estourar'' a qualquer momento e causar mais estragos. Uma das ruas afetadas com a inundação foi a Castelo Branco no início da tarde desta quinta. Durante a enchente os moradores ficaram encima de calçadas alguns ainda conseguiram salvar alguns pertences.

Um aviso meteorológico também foi emitido indicando que as condições atmosféricas sobre o Nordeste permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas, podendo gerar acumulados significativos em pontos isolados de todas as regiões ambientais de Alagoas até a noite desta quinta-feira (26).

Pancadas intensas de chuva poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de rios e riachos de pequeno porte, além de movimentações de massa em áreas de encosta.

O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico

Veja abaixo um vídeo com imagens de Dois Riachos nesta quinta-feira (26):