PMs do Rio danificaram 15 GPS em 2009 para encobrir crimes

  • antoniomelo
  • 28/06/2009 13:56
  • Brasil/Mundo
Pelo menos 15 aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalados nas viaturas de polícia já foram quebrados propositalmente por PMs neste ano. O objetivo era dificultar a apuração de crimes, extorsões ou desvios cometidos por eles.

A tentativa de fraudar o rastreamento foi descoberta porque, mesmo danificado ou desativado, o GPS tem uma "sobrevida" que permite um período de envio de informações para o Centro de Comando e Controle, órgão da Secretaria de Segurança.

Na semana passada, o equipamento serviu para comprovar que um cabo e um soldado do 15º BPM (Duque de Caxias) emprestavam o carro oficial para amigos se exibirem em uma festa clandestina de pegas no município. "O GPS protege o bom policial e ajuda a pegar aquele que trabalha transgredindo a lei. Eu não queria ter que usar o recurso para investigar um policial suspeito de corrupção ou qualquer outro crime, mas, infelizmente, isso acontece muito", afirmou o tenente-coronel e superintendente do Centro de Comando e Controle, Cláudio de Almeida Neto.