Ilustração/Internet Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O Cada Minuto divulgou uma pesquisa em parceria com o Ibrape com relação à cidade de Major Izidoro, Sertão de Alagoas, no último sábado (06). Uma fake news tem sido compartilhada nas redes sociais afirmando que a pesquisa se trata  é falsa, já que o número de rejeição ultrapassa 100%.
 
Em nota, o Cada Minuto e o Ibrape explicaram que como os entrevistados puderam citar mais de um nome, a soma dos índices de todos os candidatos pode ultrapassar 100%.
 
 O diretor do Ibrape, Francivaldo Diniz vai tomar as medidas jurídicas necessárias para combater as fake news. “Os formulários que foram para a Justiça eleitoral mostra que os entrevistados podem escolher mais de uma pessoa”.

Como exemplo, o portal traz a pesquisa Ibope e Datafolha. Para medir a rejeição, o Ibope perguntou: "Dentre estes candidatos a Presidente da República, em qual o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?". Como os entrevistados puderam citar mais de um nome, a soma dos índices de todos os candidatos pode ultrapassar 100%.