Políticas de Assistência Social são discutidas durante Conferência em Limoeiro de Anadia

  • Assessoria
  • 30/06/2015 17:37
  • Cidade

Nesta terça-feira (30) foi realizada em Limoeiro de Anadia a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como palco o ginásio poliesportivo do Distrito Pé Leve, anexo à Escola Benício Ferreira Reis. O evento, realizado pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), teve como objetivo avaliar, refletir e aprimorar as políticas de Assistência Social ofertadas pelo Município.

Na oportunidade estiveram presentes representantes dos diversos serviços de Assistência Social de Limoeiro de Anadia, a exemplo do CRAS, CREAS, Bolsa Família e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o antigo PETI. A abertura oficial do evento contou ainda com a participação da Banda Fanfarra da Escola Benício Ferreira Reis e a apresentação de dançarinos de hip hop do SCFV.

Segundo a secretária de Assistência Social de Limoeiro, Telma Noronha, o momento serviu para avaliar e fortalecer as metas discutidas na última conferência, realizada há dois anos. “Hoje é um momento onde pudemos debater e avaliar nossa Política de Assistência Social, propondo novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos nossos usuários”, assegurou a secretária.

Durante as atividades o público presente assistiu a Conferência Magna ministrada pela conferencista Rita Vieira, que também é assistente social. O tema em questão foi “Consolidar o SUAS de vez rumo à 2026”.

Na oportunidade ainda foram discutidos os cinco eixos temáticos, que tiveram como eixo norteador “As diretrizes para o SUAS nos próximos dez anos – Plano decenal 2016 – 2026”. Os eixos foram ministrados pelas assistentes sociais Maraíza Azevedo, Luiza Pessanha, Lourene Galdino, Adriano Cabral e Clarice Nascimento, além da psicóloga Mariana Coimbra e do coordenador do Programa Bolsa Família, Genésio Lira.

O prefeito Marlan Ferreira (PP) não pôde estar presente ao evento, em virtude de compromissos na capital. Ele foi representado pela primeira-dama e secretária de Governo, Eloísa Ferro, que também já comandou a pasta da Assistência Social. Durante os discursos, seu nome foi citado como responsável pela implantação do Programa Bolsa Família no Distrito Pé Leve. Antes os moradores daquela localidade tinham que se deslocar até Limoeiro de Anadia para resolver questões ligadas ao Programa.

Ao final dos trabalhos foram realizados grupos temáticos, aprovação das propostas e eleição dos delegados que representarão o Município na X Conferência Estadual de Assistência Social.