Procissão em Marechal Deodoro homenageia São Pedro

  • teresa
  • 29/06/2009 14:53
  • Municípios
Cerca de 130 embarcações participaram da procissão em homenagem à São Pedro, padroeiro dos pescadores, na tarde desta segunda-feira em Marechal Deodoro. A procissão fez parte de uma série de eventos programados na cidade, para homenagear o santo.

A procissão de barcos, lanchas e canoas, saiu da Barra Nova por volta das 13h, em direção à Massagueira, onde houve uma parada para missa. Depois seguiu em direção à Paróquia São Pedro, na orla lagunar do centro histórico de Marechal Deodoro. Antes de ser levada para dentro da igreja, os fiéis sairam com a imagem em procissão pelas ruas da cidade, percorrendo os bairros da Poeira e Barro Vermelho. A imagem do Santo Antonio foi recebida na paróquia sob clima de forte emoção por parte de alguns pescadores, que garantem ter recebido milagres.

Sebastião Nunes Oliveira, 62 anos, há 45 vive da pesca. Ele conta que certa vez foi surpreendido por vento forte e intensa chuva no meio da lagoa. Sebastião disse que não podia abandonar a rede e rezou com muita fé. "Graças ao Santo eu consegui recolher minha rede e chegar vivo na beira.", conta.

Histórias que ilustram a religiosidade de um povo que mais uma vez expressa sua cultura. E como tem feito em eventos semelhantes, a Prefeitura de Marechal Deodoro deu todo apoio logístico à comissão organizadora, também composta pela Colônia de Pescadores. O Prefeito Cristiano Matheus, sua equipe de secretariado e os vereadores "Tião", "Boneco","Néo" e "Edilson", também acompanharam a procissão.

A procissão desta segunda-feira fez parte de uma série de eventos programados para homenagear o padroeiro dos pescadores. No sábado a tarde teve corrida de canoa na Lagoa Manguaba e à noite houve missa seguida de apresentação junina e festival de prêmios. No domingo também aconteceu missa na capela da orla lagunar. E à noite, no areião, show com a banda "Ói Nóis na Fita".