Ubiratan Pedrosa toma posse como presidente do Cosems-AL nesta segunda

  • Assessoria
  • 03/07/2015 17:04
  • Cidade

A cerimônia de posse da nova diretoria, eleita para o biênio 2015/2017, do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), será realizada nesta segunda-feira (6), a partir das 19h, no Hotel Jatiúca, em Maceió.

A nova diretoria do Cosems/AL é composta pelo secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa Moreira, como o novo presidente; pela secretária de Saúde de Pão de Açúcar, Normanda da Silva Santiago, como vice-presidente; pelo secretário de Saúde de Jacaré dos Homens, Clodoaldo Ferreira da Silva, como secretário geral; pelo secretário de Saúde de Capela, Alessandro Ramos Moreira, como primeiro-secretário; pelo secretário de Saúde de São Miguel dos Campos, José Sival Clemente da Silva, como diretor financeiro; e pelo secretário de Saúde de Craíbas, Diorgenes Costa da Silva, como tesoureiro.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos Marta Varallo Corte, secretária de Saúde de Cajueiro; Augusto Silva Melo da Rocha, secretário de Saúde de Olho D'Água das Flores; e Morgana Thereza Gomes de Oliveira, secretária de Saúde de Messias. Os suplentes são Sylvana Medeiros Torres, secretária de Saúde de Maceió; Rodrigo Buarque Ferreira de Lima, secretário de Saúde de Jundiá; e Aérton Lessa Neto Limeira, secretário de Saúde de Palmeira dos Índios.

Com uma diferença de 22 votos, a chapa "Secretários Unidos em Defesa do SUS" foi eleita para a nova Diretoria Executiva do Cosems/AL para o biênio 2015-2017, no dia 08 de junho deste ano. Liderada pelo secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, e pela secretária de Pão de Açúcar, Normanda Santiago, a chapa obteve 59 votos, o que corresponde a 61% dos votos válidos.  A votação contou com a participação de 96 secretários municipais de Saúde, sendo registradas 6 abstenções.

ATUAÇÃO
O Cosems/AL foi fundado em 1988 e tem como missão congregar os gestores municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações, participando das políticas de saúde em todos os níveis.  O Conselho atua para que a população dos municípios exerça o direito pleno da cidadania com serviços e ações de saúde em quantidade e principalmente com qualidade.

O evento contará com a presença de secretários municipais de saúde, deputados estaduais e federais, prefeitos, além da secretária de Estado da Saúde Rozangela Wyszormirska e do governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, entre outras autoridades.