Divulgação Santana do Ipanema

Nesta quinta-feira (21), será inaugurada mais uma Sala do Empreendedor em Alagoas. Desta vez, o município beneficiado será Santana do Ipanema. O espaço é desenvolvido por uma iniciativa das prefeituras em parceria com o Sebrae, e visa dar auxílio a empresários dessa categoria na região.

A Sala do Empreendedor que entra em operação vai facilitar a abertura de micro e pequenas empresas e estimular empreendedores individuais a entrar no mercado formal. O objetivo é oferecer orientação empresarial para a abertura de empreendimentos individuais, com faturamento anual de até R$ 36 mil, dando agilidade à inserção dos micro e pequenos empresários no mercado.

O espaço beneficia diretamente o Empreendedor Individual, que antigamente precisava se deslocar para vários órgãos e entregar uma série de documentos, desestimulando a abertura de novos negócios. Nas salas são oferecidos serviços de orientação e apoio para a elaboração de planos de negócios, pesquisas de mercado, abertura e fechamento de empresas, associativismo e informações de acesso ao crédito, além de palestras e capacitações sobre gestão de negócios.

De acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Izabel Vasconcelos, a sala é resultado da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LGM) nos municípios. “A sala é uma grande conquista não só para o município, mas também para os empresários locais, que tinham de vir até a unidade Maceió em busca de orientações para o seu negócio”, disse a gerente, ressaltando a importância da descentralização das informações para os empresários.

Ainda de acordo com Izabel, dos 102 municípios alagoanos, 78 têm a lei aprovada, e em 39 deles já estão sendo trabalhadas ações de implementação da sala pelo Sebrae Alagoas e prefeituras. “Com a abertura em Santana do Ipanema, serão, ao todo, 21 municípios alagoanos com a Sala do Empreendedor”, afirma a gerente.

As outras cidades que já têm o espaço são Branquinha, Cajueiro, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro, Maribondo, Minador do Negrão, Olho D’Água das Flores, Ouro Branco, Paulo Jacinto, Roteiro, Teotônio Vilela, União dos Palmares, Viçosa, Taquarana, Girau do Ponciano e Anadia, que teve sua sala inaugurada no último dia 17.

Na ocasião, estiveram presentes a prefeita da cidade, Sânia Tereza, o secretário municipal de Administração e Planejamento, Adenilson Antônio de Jesus, de Educação, Antônio Cícero Holanda Neto, e de Meio Ambiente, José Antero de Almeida, além de vereadores, empreendedores individuais e do consultor do Sebrae Alagoas Francisco Bahia, que enfatizou a importância do espaço para os empresários do município.

“Essa sala é um benefício que nós do Sebrae desejamos estender a outras localidades juntamente com suas prefeituras. Elas se encontram em localizações de fácil acesso para a população e contam com uma ótima estrutura física para atender a demanda”, finalizou.