Marcos César Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true No catamarã, prefeito Cristhiano Matheus, Renan, Mellina,Luciano,Washington,e vereador Anizão

O senador Renan Calheiros (PMDB) tem reiterado que não é candidato ao governo alagoano em 2014, mas nas visitas e compromissos políticos que mantêm com as lideranças da capital e interior, este assunto vem sempre à nota em forma de expressão do desejo de pessoas ou de grupos representativos da sociedade que torcem por sua ascensão ao governo.

Na sexta-feira à tarde, depois de conhecer, durante um passeio de catamarã, os encantos de uma das paisagens mais lindas que Deus criou no Sertão de Alagoas, no Canyon de São Francisco, em Piranhas, o senador ouviu este apelo do desembargador Washington Luís: “Renan, você é o nosso condutor! Você precisa efetivamente ser governador do Estado!”

Luís Carlos Costa ou Lula Cabeleira(PMDB), como é mais conhecido o prefeito da cidade de Delmiro Gouveia, que integrava a comitiva de 70 pessoas que acompanhou o senador no passeio de catamarã sobre as águas do Rio São Francisco, reforçou o apelo: “Renan, a salvação do nosso Estado está em você!”

Depois de agradecer a lembrança de seu nome para ocupar o cargo mais alto da hierarquia estadual, Renan reiterou o compromisso que assumiu ao ser reeleito senador – pela terceira vez – de continuar trabalhando para ajudar no desenvolvimento econômico e social de Alagoas e que estava apenas no primeiro ano do exercício de um mandato de oito anos.

Debate

O líder do PMDB no Senado foi a cidade de Piranhas prestigiar o 1º Encontro sobre Gestão e Orçamento Participativo promovido pela União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) e a Prefeitura do Município. O evento, que teve início às 11 horas no Centro Cultural Miguel Arcanjo, contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de várias cidades.

Em Piranhas e no Canyon de Xingó, Renan revelou que sentia grande satisfação todas as vezes que visitava o município e observava o trabalho que qualificou de “eficiente” realizado pela prefeita Mellina Freitas (PMDB). “Sua gestão, Mellina, enche-nos de orgulho e já faz parte da história dos que mais contribuíram para o desenvolvimento desta região”, destacou o senador.

Renan parabenizou a iniciativa da Uveal, representada no encontro por seu presidente Hugo Wanderley (PMDB) e o vereador Anízio Amorim (PMN), da Comissão de Acompanhamento da Reforma Política e coordenador do evento em Piranhas, por levar aos municípios um debate que ele considera fundamental à formação dos agentes do serviço público.

Parabenizou, também, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, palestrante do debate, pela forma como transmitiu seus conhecimentos sobre as boas práticas que devem ser exercidas no serviço público. “Luciano tem uma longa experiência administrativa e política, foi ministro da Integração Nacional, é um grande quadro que temos no PMDB”, concluiu o senador.

Diante de um auditório repleto de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, Luciano Barbosa fez ver que uma administração pública só consegue resultados satisfatórios quando valoriza o profissionalismo com o controle social e que o sucesso das ações do poder público está na elaboração de projetos sociais voltados à melhoria da qualidade de vida da população.

No Canyon

Convidado pelo desembargador Washington Luís e a prefeita Mellina Freitas para um passeio no Canyon de São Francisco, Renan ficou encantado com as paisagens que viu a bordo do catamarã. Conheceu o local onde está sendo construído o mirante Fernando Collor, local que está recebendo toda infraestrutura para ser o ponto turístico de Piranhas no Canyon.

Atualmente, toda a atividade turística no lago artificial da Hidrelétrica de Xingó, com restaurante, passeio de catamarã e de lancha, é explorado pelo vizinho estado sergipano. A prefeita Mellina, em parceria com o governo alagoano, está investindo na construção de estrada e da linha férrea para que o turista chegue ao mirante de carro ou até mesmo de trem.

“Não podemos continuar dependendo da estrutura turística implantada em Canindé do São Francisco (SE) para ter acesso a essas maravilhas que você está presenciando, Renan! Vamos oferecer toda infraestrutura necessária para transformar este local num dos maiores atrativos turísticos de Alagoas”, disse o desembargador Washington Luís durante o passeio.

O senador agradeceu pelo convite do desembargador e da prefeita e prometeu ajudar no que for possível para que o projeto seja concluído o mais rápido possível. Chamou o desembargador de “um amigo querido, pelos valores, dedicação e amor a esta região”. Agradeceu também a Lula Cabeleira, “um irmão-amigo que está fazendo milagres em sua administração”.