Santanense lança livro sobre Bulliyng e Ética: Teatro na Escola

  • Redação
  • 16/07/2011 11:43
  • Valter Filho

Escritor santanense Marcello Ricardo Almeida lança livro “Teatro na Escola: no método Teatro-Feijão-Com-Arroz”, no Rio de Janeiro (http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=&idProduto=531).

O escritor publicara outros à Educação e foram alguns deles sob títulos: “Ética na Escola: teoria e prática no cotidiano escolar com peças de teatro sobre bullying, assédio moral, fibromialgia, Síndrome de Burnout etc.”; “Ideias políticas de filosofia educacional: uma proposta crítica mudando a estrutura escolar autoritária da escola básica à universidade” por uma escola diferente: uma escola do diálogo, uma escola sem o medo de errar; “A ignorância do estudante: filosofia do direito estudantil” um ensaio referente aos direitos e responsabilidades na área educacional nas legislações Estatuto da Criança e do Adolescente (capítulo da educação), Constituição Federal e LDBN.

BULLIYNG E ÉTICA: TEATRO NA ESCOLA


Sob panorama crítico e bem-humorado, este novo livro retoma temáticas dentro da Educação, sobretudo a violência na escola e, especialmente, o bullying e a Ética em forma de peças teatrais para que os interessados possam encená-las no cotidiano escolar como exercício de discussão na sala de aula para mediar conflitos entre alunos e os seus pares, professores e alunos etc. BULLYING E ÉTICA: TEATRO NA ESCOLA, RJ, da Editora Multifoco, de autoria do premiado dramaturgo alagoano Marcello Ricardo Almeida.


Dramaturgo Marcello Ricardo Almeida


Na opinião do autor de BULLIYNG E ÉTICA: TEATRO NA ESCOLA, o teatro, que é um exercício lúdico desde os antigos povos, tem grande poder de convencimento e, por seu viés, o teatro na escola, uma expressão artística antiga realizada por grupo de teatro amador, também poderá ser persuasivo à comunidade escolar abordando temas necessários dentro de seu cotidiano.

Na experiência do dramaturgo alagoano Marcello Ricardo Almeida, publicado na Revista de Teatro, em 2002, na Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), no Rio de Janeiro, à época de José Louzeiro (autor de “Pixote: a lei do mais forte”, dentre outros) presidindo a SBAT, comenta Louzeiro na Revista da SBAT sobre o talento do dramaturgo Marcello Ricardo Almeida, autor da peça “Debaixo da Ponte” publicada na revista 513.

Na década de 1990 o dramaturgo alagoano criou o projeto “Teatro na escola o ano todo” como exercício de discussão em sala de aula para dirimir conflitos. “Há escritores que se especializam na descrição de tipos e menos nas tramas nas quais eles estão envolvidos. Há outros que preferem as tramas, mal delineando as personagens. E há ainda os epigramáticos (referindo-se ao dramaturgo), que em poucas palavras caracterizam pessoas, fatos e situações.” Escreveu Júlio de Queiroz, da Academia Catarinense de Letras.

O dramaturgo Marcello Ricardo Almeida, um dos intelectuais alagoanos laureados no Calendário Cultural Santanense 2011-2025, por sua história e reconhecimento nacional ao seu método Teatro-Feijão-com-Arroz http://umteatrobrasileirissimo.blogspot.com/Marcello foi convidado por Dr. José Marques Melo para participar de “Sertão Glocal” cujo texto “Teatro-Feijão-Com-Arroz: dramaturgia exported by Santana do Ipanema (texto, personagens, representação)” ilumina o seu método de dramaturgia.