Secretário de esportes fala sobre sua atuação no município de Canapi

  • Redação
  • 13/08/2011 06:32
  • Minuto Política

MARCIO MARTINS - Como o Sr. Avalia sua gestão a frente da secretaria de esportes do município?

Giovan - Numa escala de bom a ótima, eu acredito que ótima, pois acumulo experiência de várias gestões, e principalmente neste governo, que venho tendo bastante apoio do gestor municipal que não tem medido esforços na intenção de promovermos juntos o esporte e o lazer para nossa comunidade.

MM - Que tipo de apoio tem dado o prefeito Zé Hermes ao esporte canapiense?

Giovan - Como citei anteriormente, é grande, nunca me deparei com alguma dificuldade com a qual o gestor se obstinasse a não sanar. Como também, este apoio pode ser visualizado fisicamente, como vimos, existem obras nunca vistas em nosso municipio em todos os tempos. Como por exemplo: Alambrado dos campos dos povoados Carié e Queimada dos birotas, Ginásio de esportes, campo de futebol e quadras poli-esportivas na zona rural já aprovadas.

MM - Quais os projetos ou programas que foram ou ainda estão sendo desenvolvidos pela secretaria?

Giovan - Criei o projeto "Craques do amanhã" com a direção do atleta consagrado em nossa terra, Delgares - (zagueiro do clube Juventus - muito respeitado na região). Com esse projeto atendemos cerca de 80 crianças entre a faixa etária de 7 a 14 anos, e com isso, acredito que estamos conseguindo retirar das ruas e do caminho das drogas alguns futuros jogadores de futebol da nossa cidade.

MM - Qual a dificuldade da secretaria de esportes em promover um campeonato amador de futebol?

Giovan - Estamos com dificuldades em realizar um campeonato sim, mas isso ocorre por conta que nosso principal estádio encontra-se sem condições para realização do evento, mais acredito que esse problema existirá até pouco tempo, por conta de que o governo do estado já autorizou a liberação de uma verba de R$ 150 mil reais para a conclusão da obra, lógico que a obra não vai iniciar hoje e nem amanhã, pois como todos que conhecem sobre a administração pública sabem, tudo hoje depende de processos licitatórios, sendo assim, o que temos de fazer é pressionar e aguardar.

MM - Porque as obras do campo municipal de futebol pararam ao ponto do que foi iniciado ter se deteriorado?

Giovan - Esta obra foi desencadeada pelo prefeito Zé Hermes no governo de 2005 a 2008 através de convênio de 04 (quatro) parcelas (foram liberadas 02 e restam duas) com o governo do estado no periodo em que o governador que defendia a cadeira era o Sr. Ronaldo Lessa, e assim como acontece em toda a mudança de governo este convênio foi bloqueado pelo sucesso, que só agora após várias reivindicações do prefeito com esta secretária de esportes foi que nosso governador entendeu as necessidades e dificuldades do nosso municipio, frente ao esporte.

MM - Como está o andamento das obras do ginásio de esportes?

Giovan - De vento em polpa, como todos devem está enganados, as obras não estão paradas, pois foram levantadas as estruturas para recebimento do teto, que será de aço, e está em construção, construção esta, que não precisa ser no local da obra, deve-se, como todo e qualquer ser humano, consciente sabe, preparar primeiro a estrutura metálica para num segundo momento afixa-la nas estruturas de alvenaria. acredito que até o final deste ano já estaremos inaugurando o Ginásio de Esportes de Canapi, algo que nunca passou por interesses de gestores outrora.

MM - Os atletas canapienses podem adquirir algum tipo de incentivo junto a secretaria de esportes? Qual?


Giovan - Vários incentivos: O programa "Craques do amanhã", promoção de torneios na zona rural com doação de troféus, materiais esportivos, transporte de clubes, aproveito a oportunidade para agradecer ao amigo Anderson, da ONG Visão Mundial, que vem prestando relevante apoio junto a esta secretaria de esportes fortalecendo a promoção ao esporte e ao lazer de nossa querida Canapi.

MM - O Sr. Acredita que assim como em Dois Riachos, um dia poderemos ver um atleta canapiense alcança o sucesso que Marta alcançou?

Giovan - Gostaria de frisar que já tivemos atletas de nosso município atuando em clubes profissionais, é o caso do nosso amigo Robério. Hoje, tendo em vista os problemas de desvio de conduta de nossos adolescentes (Drogas, Álcool, etc.) encontramos muitas dificuldades, pois é fato que temos hoje grandes talentos dos quais não posso citar os nomes, porém escolheram um modo de vida avesso a filosofia do esporte.

MM - O que pode fazer a diferença para que isso um dia possa acontecer?

Giovan - Tenho, junto com o prefeito, mim empenhado bastante para que isso possa acontecer um dia, mas como gosto da perfeição, não acho demais assumir que ainda falta muito empenho de nossa parte, junto com a conscientização e incentivo dos pais das crianças e adolescentes de nosso município, acredito que se somarmos essa força a nossos projetos, teremos sim, não só um, como alguns craques atuando profissionalmente.

MM - Para encerrar. O Sr. Pretende ser candidato a vereador? Por quê?

Giovan - Com certeza! Porque acho que na Câmara terei outras oportunidades, e maior força junto ao legislativo e ao executivo para aplicar minhas idéias.

MM - Qual será seu principal projeto caso seja eleito?

Giovan - Fortalecer o programa "Craques do amanhã" na intenção de diminuir os problemas sociais de nosso município, com a parceria de órgãos e entidades como: O poder executivo, a Secretaria de Educação do município e do Estado, ONGs, etc. Espero que no governo que se aproxima mesmo eu sendo eleito vereador ou continuando no cargo de secretário de esportes, o prefeito, quem quer que seja, continue prestando a relevante importância e apoio que o prefeito Zé Hermes vem dando ao esporte de Canapi.