Câmara de Santana ainda não sabe se aumenta o número de vereadores ou deixa como está

  • Redação
  • 12/09/2011 07:01
  • Minuto Política

Uma indecisão ainda paira sobre a Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, em relação a votação que decide o número de Vereadores que terá para o pleito 2013/2016. A dúvida pode ir até o dia 30 de setembro, data limite para que todas as Casas Legislativas do Brasil, de forma individual, decidam se aumentam ou deixam como está o número de edis.

Santana do Ipanema, com uma população em torno de 45 mil habitantes, poderá optar por até 13 vereadores, caso decida pelo aumento.

O Alagoas na Net esteve na Casa Tácio Chagas nesta sexta-feira (9) durante a sessão ordinária onde na oportunidade conversou com alguns adis, os quais demonstraram que ainda dividem as opiniões em torno da Emenda 58.

Durante pronunciamento na tribuna, os vereadores Jaelson Rocha “Jal de Areias” e Eudes Vieira de Paixão “Meirica” confirmaram a intenção de votar pelo aumento de vagas para treze vereadores.

Os vereadores Gilmar França e Enaldo do Detran usaram palavras diferentes para dizerem a mesma coisa, ou seja, que só vão decidir depois de ouvir o povo. “Se a eleição fosse hoje eu já saberia como votar, mas vou esperar até o dia 30”, afirmou Enaldo.

Luciano Gaia evitou falar sobre o assunto, mas acabou dizendo o óbvio, “vai valer a vontade da maioria”, afirmou, sem dar muita atenção ao assunto.

Ana Claudia “Ana de São Félix” demonstrou que ainda não tem uma opinião formada, “por mim tanto faz nove como treze, mas o sol nasce para todos”, disse a vereadora, deixando nas entrelinhas que a Casa cabe mais gente.

A presidente Josefa Eliana “Fofa”, que há poucos dias, por telefone, disse à nossa redação que era a favor das treze vagas, afirmou estar cautelosa, que nesse momento prefere esperar até o dia da votação, “tenho ouvido as pessoas nas ruas, cada uma me fala uma opinião diferente e isso vai servir de base para minha escolha”, afirmou Fofa.

O vereador Genildo Bezerra “Papatudo” saiu da Câmara antes que pudéssemos contatá-lo e, mesmo depois de várias tentativas, via telefone, não conseguimos ouvi-lo.

Outro que não conseguimos a opinião foi o vereador Ademeildo Soares “Pãozeirio”, que mais uma vez não foi à sessão [algo que a presidente Eliana não consegue explicar o porquê de tantas falta, “ele não justificou a falta”, disse à nossa redação a presidente].

Os pretensos candidatos a vereador por Santana do Ipanema, na eleição de 2012, terão que aguardar mais alguns dias até que os nove vereadores decidam sobre quantas cadeiras serão ocupadas na Casa Tácio Chagas em 2013, depois dessa data outra votação somente em 2016.