Delmiro Gouveia recebe Teatro Popular de Ilhéus

  • Redação
  • 12/09/2011 08:44
  • Interior
Divulgação

Com a proposta de promover um intercâmbio cultural e difundir as manifestações artísticas em Delmiro Gouveia, o Governo Municipal traz para a cidade o Teatro Popular de Ilhéus, renomada companhia Bahiana, ligada as causas sociais, que utiliza as artes como meio de comunicação com a sociedade. Numa curta temporada no município, o Grupo apresenta o espetáculo Teodorico Majestade –As últimas horas de um prefeito e ministrará oficinas de dança, música e vivência teatral.

Está é a primeira vez que a Companhia se apresenta em terras alagoanas e Delmiro foi a cidade escolhida para dar as boas vindas. Com de 16 anos de fundação, 8 integrantes e uma história de trabalho social e político em sua cidade natal, o Teatro Popular de Ilhéus chegou com a missão de acender nos grupos teatrais delmirenses a vontade de voltar a produzir.
“A idéia não é só a apresentação do espetáculo em si, mas dar oportunidade as nossas crianças de ter um contato com profissionais e a partir desse intercâmbio, dessa troca de informações e vivências, criar a Companhia Teatral Delmiro Gouveia”, disse Wilma Rogrs, Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

As oficinas foram ofertadas as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, com idade entre 8 e 17 anos. Elas terão aulas de confecção de instrumentos musicais, dança e teatro infantil. A carga horária é de 3 horas e é limitada a grupos de vinte pessoas. Já os atores e diretores que tem alguma experiência na área, terão a oportunidade de participar de um grupo de vivência, onde serão apresentadas as técnicas criadas pelo Teatro de Ilhéus e todo o processo de criação do espetáculo Teodorico Majestade, desde o texto a concepção final. As oficinas serão ministradas no Clube Vicente e se iniciam hoje.

O espetáculo
Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito é uma comédia, saída da literatura de cordel, que utiliza a política brasileira, os conchavos e falcatruas que tem escandalizado o país, como pano de fundo para a mobilização social.

“A proposta é mostrar ao povo o que está por trás do discurso político”, explicou Romualdo Lisboa, autor e diretor da peça.

O espetáculo é inspirado no ex-prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, afastado do cargo em 2008. De acordo com Romualdo, a peça foi fundamental para a mobilização que culminou na saída do político.

Teodorico Majestade teve 2 indicações ao Prêmio Braskem de Teatro em 2008, em 2010 ficou em cartaz no Teatro de Arena da Caixa, no Rio de Janeiro, e este ano foi um dos 5 convidados de todo o Brasil, a se apresentar na Mostra Latino –Americana de Teatro, em São Paulo.
Em Delmiro eles se apresentam hoje, amanhã e quarta, no auditório das Rádios Delmiro, às 19h.