Será que precisamos de mais vereadores?

  • Redação
  • 12/09/2011 13:01
  • Márcio Martins

Tenho acompanhado diversas reportagens sobre a possibilidade do aumento do numero de vereadores e acho uma discussão absolutamente desnecessária, que só tem cabimento na cabeça de quem coloca seus interesses pessoais acima de tudo e de todos. Basta ouvir a opinião do povo para ver que o aumento é reprovável.

Aqui mesmo no minuto sertão temos a prova, mim refiro a uma enquete que pergunta se seu município precisa de mais vereadores, além dos que já tem? E até agora o resultado não nos surpreende, mais de 70% dos internautas, votaram não.

Mas como é de costume a maioria dos vereadores não ouvir o povo e sim seu padrinho político que todas as eleições banca suas campanhas, em alguns municípios o projeto já foi aprovado e em outros já encontram-se na pauta para ser votado.

Mas os vereadores não estão sozinhos nesta empreitada, muitos candidatos mal conseguem dormir direito, passam a noite inteira rezando para que a idéia seja aprovada, até esquecem que quem os elege é o povo e se não forem votados, pode ter 100 vagas que nenhum conseguirá se eleger.

Para não ser injusto, há vereadores que são absolutamente contrários ao projeto, alegam que o aumento aumentaria as despesas do município, o que negam os defensores da proposta que dizem que o duodécimo da Câmara continuará o mesmo e que a população passará a ter mais representatividade.

Na verdade o duodécimo até que poderá permanecer o mesmo, mas e os acordos políticos e mensalinhos que rolam por debaixo dos panos para manter um grupo político suficiente na câmara para atender aos mandos e desmandos dos prefeitos ou do milionário político da oposição que quer de todas as formas derrubar o gestor e reinar no município?

Se hoje para manter a maioria na câmara, os prefeitos, vivem arrancando os cabelos e o dinheiro das pobres prefeituras, imaginem se essa maioria não for suficiente e tiver que comprar mais um, dois ou dez vereadores?

As pobres prefeituras já não suportam mais a troca de favores de prefeitos e vereadores. É linha de estudante, emprego para irmãos, primos, cunhados, sogras e eleitores corruptos vendedores de votos, parece até um milagre como as prefeituras suportam tanta gente sugando seus míseros recursos, sem falar nos carros locados de vereadores que dizem está ajudando o povo, mas que na verdade faturam em cima da ingenuidade e do medo dos mesmos em denunciá-los, e o pior! tudo isso reflete drasticamente na vida da população, que vive a sofrer por falta de pavimentação, de saneamento básico, de escolas, de médicos, de ambulâncias, enfim! de tudo o que é básico e necessário.

Finalizo convidando a você internauta a dar sua opinião, não importa se será contrária a minha, o que importa é saber que hoje podemos nos expressar da maneira que quisermos, Afinal! Democracia é isso.