Unidade Móvel de Saúde Auditiva chega a Delmiro Gouveia

  • Redação
  • 12/09/2011 08:41
  • Interior

A Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e o Governo Municipal de Delmiro Gouveia vai ofertar a população delmirense exames de audiometria e teste da orelhinha. A iniciativa faz parte de um projeto pioneiro que pretende atender 8 comunidades distantes da capital e que possuem pouco, ou nenhum acesso, a estes tipos de exames.

Os atendimentos serão feitos em uma Unidade Móvel que vai percorrer os postos de saúde do município, incluindo os povoados. Hoje e amanhã a Unidade estará no Centro de Especialidades da Saúde Pública (CESPE). Para ser atendido pela equipe do Projeto, composta por 1 fonoaudiólogo e 1 assistente social, basta procurar o agente de saúde da comunidade em que reside e agendar uma consulta. O documento exigido para o atendimento é a carteira de identidade, não sendo necessário o cartão do SUS.

Segundo dados do responsável pela Unidade Móvel, o fonoaudiólogo Kelvane, Alagoas tem o maior índice de perda de audição do país e está relacionada a intensidade de som e o tempo de exposição ao qual o indivíduo lesionado foi submetido.

O exame de audiometria avalia a capacidade de audição e só pode ser realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista. Os principais tipos de audiometria são a audiometria tonal, para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva e a audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.

O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um programa de avaliação da audição em recém nascidos, indicada para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos. O Exame é indolor, com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, e tem duração média de 3 a 5 minutos.