Governador e ministro reforçam parceria no Canal do Sertão

  • Redação
  • 20/03/2012 12:04
  • Maceió
Teotonio no canal do sertão
Teotonio no canal do sertão

O governador Teotonio Vilela Filho e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, reforçaram a parceria durante visita à obra do Canal do Sertão nesta terça-feira. O ministro disse estar satisfeito com o andamento dos trabalhos e com a administração dos recursos destinados a Alagoas.

“Tenho certeza de que a Dilma ficará feliz com o meu relato porque ela gosta de desenvolvimento, de concretização. Essa obra tem andado com muita rapidez e o Governo do Estado tem demonstrado total empenho”, declarou Fernando Bezerra.

Após sobrevoar e visitar a obra em Delmiro Gouveia, o ministro anunciou a liberação de recursos para a compra dos transformadores que vão fornecer energia para o Canal, possibilitando o bombeamento da água. De acordo com Bezerra, a próxima visita da comitiva do Governo Federal será feita em dezembro deste ano, quando será concluído o segundo trecho do Canal do Sertão - que totaliza 70 km - hoje já com 20 km construídos.

“Queremos chegar aqui em dezembro e ver água nesse Canal”, disse o ministro. O Governo Federal já liberou, até o momento, R$ 540 milhões para a execução da obra que vai levar água pra 42 cidades sertanejas.

Fazendo referência à empregabilidade, o ministro falou que o Canal do Sertão vai favorecer o dinamismo econômico na região, já que a água não será apenas para consumo humano, mas servirá para agricultura, pecuária e piscicultura. “Durante o sobrevoo avistamos povoados, vilas e moradias isoladas que dependem dessa água. É uma região pobre, mas que será desenvolvida quando tiver água”, avaliou Bezerra.

Para o governador, a obra vai criar condições de desenvolvimento e possibilitar a fixação do sertanejo na sua terra. “Quero fazer um agradecimento à presidenta Dilma e ao Lula, que nos deram todo apoio nessa luta pelo Canal do Sertão. Eles abraçaram essa causa que vai transformar a vida dos sertanejos que viverão com mais dignidade e cidadania”, disse Teotonio. “Essa é uma das maiores obras hídricas do Brasil e a maior de Alagoas”, completou.

Ainda durante a visita, o governador conversou com os trabalhadores locais e destacou a importância do esforço de cada um no avanço da obra. Atualmente, na execução do segundo trecho, são 1.400 operários. Cerca de 3.500 pessoas estarão envolvidas no Canal do Sertão até sua conclusão, prevista para o final de 2014. “A maioria deles são da região. Eles serão os próprios beneficiários da obra e hoje contam com um emprego e uma renda fixa”, frisou.

Participaram da visita o senador Benedito de Lira, o deputado Federal Givaldo Carimbão, o deputado Estadual Inácio Loyola e prefeitos de alguns dos municípios beneficiados, como Delmiro Gouveia, Água Branca, Jaramataia e Pariconha.

Ações