Codevasf anuncia licitação do projeto para 1° perímetro irrigado do Canal do Sertão

  • Redação
  • 29/10/2012 05:12
  • Brasil/Mundo

Representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) acompanharam, nesta sexta-feira (26), o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, em visita ao Canal do Sertão e em voos sobre as obras da região. Ao lado do secretário adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Alzir Lima, o presidente anunciou a licitação para a elaboração do projeto do primeiro perímetro de irrigação do empreendimento.

A Codevasf será a responsável pela implantação dos dois perímetros de irrigação da obra. O aviso de licitação do projeto do primeiro perímetro, que vai ser instalado no município de Delmiro Gouveia, foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26). O segundo perímetro será instalado no município de Pariconha.

Elmo Vaz anunciou a licitação após sobrevoar o Canal e aproveitou para comentar sua impressão sobre as obras executadas pela Seinfra. “Estou maravilhado com a obra. A dimensão dela é proporcional à dimensão dos benefícios que serão levados à população que vive nessa região de aridez impactante”, afirmou o presidente.

O diretor nacional da Codevasf, Guilherme Gonçalves, e o deputado Givaldo Carimbão também acompanharam o presidente durante a visita. Além de sobrevoar o Canal do Sertão, eles conferiram de perto as etapas do empreendimento. A estação de captação e uma ponte canal de 580 metros de extensão, do segundo trecho, foram alguns dos pontos visitados.

De acordo com Alzir Lima, a parceria da Codevasf é fundamental para o sucesso do empreendimento. “Nosso cronograma está totalmente em dia, 95% do segundo trecho já foi executado. As obras avançam em 20% no terceiro trecho”, declarou o secretário.

A obra

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura de Alagoas e uma das maiores obras hídricas do Nordeste, executada com recursos do Ministério da Integração Nacional e contrapartida estadual. Alagoas garantiu recursos, junto ao Ministério, para a execução da primeira etapa do terceiro trecho, até o km 77,8, cujas obras já começaram e também foram visitadas pela comitiva. O Estado já licitou e contratou as obras até o km 150. A Seinfra se prepara também para licitar a obra de integração do Canal com o sistema adutor do Alto Sertão.