Estudantes da Ufal visitam obras do Canal do Sertão

  • Redação
  • 12/12/2012 07:58
  • Interior

Estudantes universitários voltam a visitar as obras do Canal do Sertão nesta quarta-feira (12). Cerca de 20 alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participam da visita e visam colocar em prática o conteúdo programático da disciplina de Hidrografia. O grupo será acompanhado por uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

O dia começará com uma apresentação da Seinfra, no campus da Ufal em Delmiro Gouveia, traçando um panorama da projeção à execução do Canal do Sertão. Após a exposição, os estudantes seguem para o canteiro de obras, onde iniciarão a visita à estação elevatória, local de captação da água do canal. Em seguida, as visitas seguem aos três trechos de obras executados na região.

O professor da Ufal, Fernando Coelho, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento, ressaltou a importância da experiência para o aprendizado dos alunos. “O aprendizado teórico oferece as bases para o desenvolvimento técnico dos alunos, mas a vivência in loco proporciona outra dimensão de conhecimento. Eles vão poder ver como funciona na prática uma grande obra hídrica”, explica o professor.

Os estudantes de Geografia que visitam o Canal do Sertão nesta quarta-feira também são sertanejos, convivem com a seca e acreditam na potencialidade do projeto. “Eles vivenciam de perto o problema da seca e a visita ao canal representa para eles mais do que conhecimento técnico, representa também uma esperança de transformação no Sertão”, disse o professor Fernando Coelho.

Para o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, a interação com a Universidade é fundamental para difundir conhecimentos técnicos sobre a obra e contribuir com a formação profissional dos estudantes.

“Fico satisfeito de poder realizar visitas como esta, pois difundimos conhecimento, ampliamos a percepção da importância da obra para a região sertaneja e garantimos a capacitação técnica de estudantes que podem a vir trabalhar junto ao Canal do Sertão, inclusive na implantação dos perímetros de irrigação e outros projetos relacionados ao Canal”, explica Alzir Lima.

Canal do Sertão

Uma das principais obras estruturantes do Governo de Alagoas, o Canal se estenderá por 250 km ao longo de 42 municípios, beneficiando mais de um milhão de alagoanos. O canal vai abastecer a população sertaneja que hoje sofre com a seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, contribuindo também para a redução do êxodo rural.

Em outubro deste ano, a Seinfra autorizou as obras necessárias para garantir o fornecimento de eletricidade para o funcionamento dos primeiros 65 km concluídos. Os serviços estão com recursos garantidos e sendo executados até o km 78 e as obras já foram licitadas e contratadas até o km 150. A licitação para o primeiro perímetro de irrigação do canal, em Delmiro Gouveia, também já foi anunciada pela Codevasf.