Governo do Estado inaugura Base do Samu em Batalha

  • Redação
  • 27/12/2012 22:41
  • Saúde

Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, inaugurou nesta quinta-feira (27) mais uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Desta vez, o município beneficiado foi Batalha, localizado a 186 km da capital, no Sertão de Alagoas.

“Esta nova base descentralizada representa o êxito da estratégia do Governo, que conseguiu implantar uma Base do Samu a cada 30 km. Com isso, Alagoas é o único Estado da federação a garantir que o território seja 100% coberto pelo Samu. O governador Teotonio Vilela abraçou essa causa e, se isso está acontecendo hoje, é porque temos um Governo que entende a importância de fortalecer as ações de saúde nos municípios”, disse Alexandre Toledo.

“Com esta base, o governo estadual consegue levar aos moradores de Batalha e municípios vizinhos um serviço de atendimento especializado. Isso porque será possível contar com profissionais treinados e preparados para atuarem na missão de salvar vidas”, explicou a diretora estadual de Assistência Pré-Hospitalar, Maria Aparecida Auto.

Para o coordenador da Base Descentralizada do Samu de Batalha, Alex Ferreira, todos os profissionais foram devidamente treinados e estão preparados para atuar. “A população de Alagoas tem a garantia de que, em qualquer lugar do Estado, é possível ter uma assistência com o mesmo nível técnico e profissional que marca a atuação do Samu Maceió”, destacou.

Já o prefeito de Batalha, Aloísio Rodrigues de Melo, agradeceu pelo benefício proporcionado à cidade. “Hoje é um dia muito importante para todos. A população de Batalha só tem a agradecer pela implantação do Samu no município. Os batalhenses estão felizes e gratos por esse ato de parceria entre os governos municipal e estadual”, salientou.

Com a inauguração em Batalha, Alagoas conta agora com 35 postos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, sendo dois centralizados - um em Arapiraca e outro em Maceió. Além do atendimento realizado por terra, o Samu Alagoas também dispõe do Serviço Aeromédico e o Neonatal.

A cerimônia de inauguração, que foi acompanhada pela população batalhense, contou com a presença do superintendente estadual de Atenção à Saúde, Sival Clemente, e de outras autoridades da região.