Projeto de carro pipa foi duplicado nos últimos meses, garante prefeito

  • Redação
  • 20/01/2013 16:34
  • Maceió
Cortesia: Diego Barros
Secretário Jorge Dantas
Secretário Jorge Dantas

O aumento no número de carros pipas e a recuperação da palma forrageira são os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado para amenizar os efeitos da seca nos municípios alagoanos. Atualmente, 37 cidades sofrem com a falta de chuva.

Em entrevista ao CadaMinuto, o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, afirmou que em primeiro momento o estado criou uma comissão de gestão para discutir a questão da seca nos municípios, e contou também com o apoio do 59º Batalhão de Exército, onde conseguiu duplicar do número de carros pipas. 

Para não acarretar mais custos aos municípios, de acordo com o prefeito, os carros pipas são abastecidos nas adutoras da Casal, o que gera um custo para o estado de cerca de R$ 400 mil . 
Segundo Dantas, a recuperação dos poços artesianos e instalação de dessanilizador nas comunidades para transformar a água salobra, em água doce. “O programa de recuperação da palma forrageira é uma operação de longo prazo, já que toda produção no estado foi consumida”.

O gestor se mostrou preocupado com a preparação para a próxima seca. “Como seca tem todo ano, o que salva os agricultores é a palma. Todos estão trabalhando, os prefeitos estão fazendo a sua parte, o estado também está fazendo a sua parte e o Governo Federal também”, disse. 

No próximo dia 28, os 37 prefeitos alagoanos estarão reunidos com o Ministro da Integração, Fernando Coelho, para discutir sobre a seca em no estado.