Perícia Oficial emitirá 650 carteiras de identidade no sertão

  • Redação
  • 25/02/2013 12:19
  • Política

O desfile da tropa da PM e o hasteamento das bandeiras do Brasil, estadual e municipal ao som do hino nacional na manhã de hoje, 25, mudou a rotina do povo sertanejo alagoano. A solenidade que aconteceu em frente à prefeitura de Santana do Ipanema celebrou o início da transferência da sede do Governo do Estado para o município.

Com a presença do Governador Teotonio Vilela Filho, secretários e autoridades de vários municípios da região, o evento busca diminuir a distância ouvindo as demandas locais, como também levar aos moradores da região serviços essenciais a população. Entre as ações desenvolvidas durante toda a semana estará a emissão de 650 carteiras de identidade, documento responsável por garantir o reconhecimento oficial à cidadania e o egresso há vários projetos sociais desenvolvidos pelas três esferas governamentais.

Para João Alfredo, diretor geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, a mudança da sede do governo com toda sua estrutura possibilita aos gestores estaduais conhecer a realidade e desenvolver um diagnóstico das necessidades da população. “Esse contato com o povo é muito importante porque ouvimos as demandas diretamente, com isso conseguimos conceber projetos de acordo com a realidade local”, disse o diretor.

O mutirão para emissão da carteira de identidade será realizado pela Perícia Oficial por meio do Instituto de Identificação na próxima quinta-feira, dia 28. O serviço oferecido gratuitamente atenderá a todos os municípios do sertão alagoano e ocorrerá dentro do projeto Governo perto de Você, uma ação de cidadania, coordenada pela Articulação Social que fornecerá outros tipos de serviços para a população.

Segundo a diretora do Instituto de Identificação, Madalena Cardoso, no mutirão serão emitidas 500 carteiras de identidade do tipo 1ª via e as outras 150 serão destinadas para a emissão de 2ª vias. “Para ter acesso ao serviço os interessados deverão comparecer ao local, munidos apenas da original e cópia da certidão de nascimento e comprovante de residência,” explicou Madalena.

O programa Governo Perto de Você será realizado na Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis, localizada na Rua Gilmar Pereira de Queiroz, bairro Camoxinga. Uma equipe do II virá da capital para reforçar o atendimento dos serviços em Santana que acontecerá das 8h às 17h, sem intervelo para almoço.