Renan e ministro Garibaldi inauguram agência do INSS em Ouro Branco

  • Redação
  • 08/03/2013 13:40
  • Política
Fotos: Marcos César
Prefeito Atevaldo, ministro Garibaldi; presidente Renan e deputado Renan Filho com dona Geneci
Prefeito Atevaldo, ministro Garibaldi; presidente Renan e deputado Renan Filho com dona Geneci

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), participou nesta sexta-feira, 8, junto com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, da inauguração da APS (Agência da Previdência Social) no município de Ouro Branco, no Alto Sertão de Alagoas. A solenidade teve início com uma apresentação da banda fanfarra Mestre Idalino, contando ainda a presença do deputado federal Renan Filho; do prefeito Atevaldo Cabral e do gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros.

Renan falou de sua satisfação em prestigiar um momento importante para o município sertanejo ao lado do ministro Garibaldi Alves. E lembrou que o plano de expansão do INSS em Alagoas teve início com a posse do então presidente Lula, quando na época o Estado possuía apenas sete agências próprias da Previdência Social. Com a inauguração da agência de Ouro Branco, a Previdência passa a contar com 31 APS no Estado e mais 12 que serão implantadas.

“Na época era um desespero tentar ir a uma agência para conseguir um beneficio ou uma aposentaria; era preciso levar um caminhão de documentos. Hoje, a Previdência atende com eficiência a população brasileira”, disse Renan. O presidente do Senado falou ainda que era uma grande honra entregar ao lado do ministro Garibaldi Alves ‘essa moderna agência da Previdência para servir ao povo de Ouro Branco, de Maravilha e até de Itaíba, em Pernambuco’.

Renan ressaltou também sua satisfação em ter contribuído durante a gestão do ex-presidente Lula para aprovação de propostas em prol do crescimento do País. “Tenho muita satisfação de ter colaborado com os avanços conquistados pelo Brasil nos últimos anos e um dos maiores orgulhos que carrego comigo é de ter sido relator no Congresso do projeto que criou o Bolsa Família, que é um dos melhores programas de distribuição de renda do mundo”, disse.

O presidente do Senado citou ainda a redução na tarifa da energia elétrica proposta pelo governo da presidente Dilma Rousseff. Lembrou ter sido relator da Medida Provisória que garantiu, a partir de fevereiro deste ano, uma redução média de 20% nas contas de luz do consumidor residencial. “Procuro sempre cumprir bem o meu mandato! Muitas vezes fico com a consciência pesada achando que devo fazer muito mais pelo País e o povo brasileiro”, completou Renan.

Dia da mulher

Coube ao presidente do Senado a honra de entregar o primeiro benefício feito pela agência de Ouro Branco, que teve como beneficiada a senhora Geneci Maria da Silva. Muito feliz, dona Geneci comentou que ‘esse foi o melhor presente que poderia ganhar no Dia Internacional da Mulher’ e que só tinha a agradecer ao senador Renan Calheiros por ter se empenhado para que o município de Ouro Branco fosse beneficiado com a agência do INSS.

Em seu discurso, o prefeito de Ouro Branco, Atevaldo Cabral agradeceu ao presidente do Senado e ao deputado Renan Filho pelo muito que têm feito em benefício do município. “Senador Renan, saiba que o povo de Ouro Branco compartilha desta sua alegria e de sua vitoria como presidente do Senado. Esta não é uma vitória só sua, é do povo de Ouro Branco, do povo de Alagoas e de povo de todo o Brasil”, disse Atevaldo.

“É uma honra muito grande a gente receber autoridades tão importantes numa cidade pequena, pacata, pobre, mas acima de tudo de um povo hospitaleiro, um povo de bom e principalmente trabalhador”, completou. “Se não fosse a minha perseverança, o seu apoio [Renan], do deputado Renan Filho e do deputado estadual Olavo Calheiros e do diretor do INSS em Alagoas, Edgar Barros, essa obra tão importante para Ouro Branco não tinha sido feita”, concluiu.

Novas agências

Já o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, mais uma vez ressaltou o importante papel do presidente do Senado, Renan Calheiros, para a expansão da rede de agências do INSS em todo o Estado de Alagoas. Garibaldi disse que Renan ‘é um persistente em defesa de Alagoas’ e brincou com a primeira beneficiada pela APS de Ouro Branco, a dona Geneci Maria, por ‘ser a primeira aposentada que não possuía cabelos brancos’.

“A nossa previsão é de que até 2015 sejam inauguradas mais 720 agências do INSS em todo o País”, afirmou o ministro, ressaltando que atualmente existem APS em mais de 1.400 municípios brasileiros. Após os discursos, o padre Janildo Medeiros oficializou a benção da nova agência e em seguida foi feito o descerramento da placa inaugural pelas autoridades. O atendimento ao público será de segunda a sexta, das 7 às 13 horas, já a partir do dia 11.

Segundo informações oficiais da Gerência Executiva em Alagoas, em Ouro Branco existem 2.091 beneficiários da Previdência, que gera uma injeção mensal de mais de R$ 1,3 milhão. Hoje, os segurados de Ouro Branco são atendidos em Santana do Ipanema, a 40 km de distância.

Título de cidadania

Na solenidade foi feita ainda a entrega do titulo de cidadão de Ouro Branco pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Eraldo Cabral, ao ministro Garibaldi Alves Filho, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, e ao jornalista Edgar Barros, gerente executivo da Previdência Social em Alagoas, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Prestigiaram ainda a solenidade o presidente nacional do INSS, Lindolfo Neto; o gerente regional da Dataprev, José Wanderley; os prefeitos de Palmeira dos Índios, James Ribeiro; de Maravilha, Luizinho, e de Água Branca, Alba Rodrigues; o vice-prefeito de Ouro Branco, Josivan Ferreira; a primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Regivânia Policarpo; gerente da APS Ouro Branco, Valdenira Costa.