Preço da água no Canal do Sertão será tabelado, garante Fireman

  • Gilca Cinara
  • 13/03/2013 13:35
  • Maceió

Gilca Cinara

O custo da administração do Canal do Sertão, feita por uma empresa especializada, será repassado ao bolso dos agricultores e empresários da região que utilizarão a água retirada do canal. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marco Fireman, a distribuição será cobrada e valor será tabelado de acordo com a necessidade do consumidor.

Em entrevista ao CadaMinuto, Fireman garantiu que a distribuição somente passará a ser cobrada no próximo ano, e que neste momento, a população, que sofre com  os efeitos da seca, está recebendo abastecimento através de carros-pipas e motobombas.

O secretário explicou que o fornecimento da água atenderá a três categorias: a indústria, a Casal e os agricultores. Ao ser questionado sobre o preço, Fireman disse que o valor não será padronizado para todos, mas garantiu que é o preço será o mais barato.

Segundo ele, para a formação da tabela de preços o Estado tomará como base um projeto desenvolvido no Ceará, onde os resultados foram positivos tanto na administração da obra quanto na distribuição da água. Fireman colocou ainda que cada consumidor terá um hidrômetro para certificar a quantidade utilizada.

“Nós ainda não fizemos uma tabela de preço, mas posso garantir que o preço será o mais barato e atenderá do pequeno ao grande agricultor”, afirmou o secretário.

A empresa que administrará o Canal do Sertão será responsável pela manutenção e vigilância do canal. Mesmo com a terceirizada, o Estado terá o controle sobre a obra. Parte da obra o Canal do Sertão foi inaugurada ontem (11), durante uma solenidade na cidade Água Branca, no Sertão, que contou com a presença da presidente da República Dilma Rousseff.