Dr. Honório Luís e a Farmacêutica Suzana Ribeiro falam sobre síndrome dos pés e mãos inchados no Momento Saúde

  • Honório Luís
  • 19/04/2018 01:11
  • Dr Honório Luís
Giro 102

Durante a exibição do Programa Liberdade de Expressão na Rádio Milênio, Dr. Honório Luiz e a Farmacêutica Suzana Ribeiro abordaram sobre o tema: Síndrome dos pés e mãos inchados, que é uma disfunção no corpo que ocorre devido à retenção de líquidos e posteriormente irá consistir na formação de edemas (inchaços) pela acumulação de liquido nos espaços que envolvem os tecidos corporais. Os pés e mãos sofrem mais com isso, pois se localizam em zonas mais suscetíveis por conta da força gravitacional.

Dr. Honório falou sobre a importância de se atentar a aparição desses inchaços, pois podem ser sintomas de algumas doenças desencadeadas através do mal funcionamento dos rins e fígado, por exemplo. Mas também pode ser uma disfunção corporal ocorrida em mulheres grávidas a partir do terceiro mês de gestação que pode estar relacionado ao uso de anticoncepcionais. Por isso é de fundamental importância que ao perceber esses sintomas de inchaço, o paciente busque imediatamente auxilio médico, para que seja descoberta a causa desses edemas e encontrados os tratamentos mais adequados.

Na sequencia, a farmacêutica Dra. Suzana falou sobre alguns casos possíveis para aparição dessa síndrome, que pode ser por conta da má alimentação já que alguns temperos contém muito sal, pela falta de atividades físicas e o pelo pouco consumo de água durante o dia. A Dra. Suzana chama atenção para que os pais tenham cuidado com a alimentação de suas crianças, para que as mesmas não consumam alimentos com um alto teor de sódio, como por exemplo, biscoitos, salgadinhos e alimentos que contenham corantes artificias. Para finalizar, informa ainda que é importante fazer uso de temperos naturais, como o cominho, pimenta do reino, pimenta de cheiro, alecrim, e ressalta ainda a importância de fazer uso do sal rosa, e ingerir bastante liquido durante o dia.