Fiéis participam da tradicional festa da pedra de Pe. Cícero em Dois Riachos

  • Igor Ribeiro
  • 20/07/2018 16:43
  • Cultura
Agnus SIlva

Diversos fiéis da região assim como também até de outros estados participam nesta sexta-feira (20) da tradicional Festa da Pedra de Padre Cícero que ocorre anualmente às margens da rorovia BR 316 em Dois Riachos, Sertão de Alagoas. A festa reuni diversos fiéis de Padre Cícero que se deslocam de vários municípios da região sertaneja e até mesmo visitantes de outros estados vizinhos.

O local serve de peregrinação para romeiros que pagam suas promessas. caravanas, a pé, carro, de bicicleta, moto ou a cavalo. O local é bastante visitado pelos sertanejos durante o ano inteiro, mas nos meses de julho e novembro se intensificam as romarias. O local tem seu maior momento de visitação no mês de julho, quando os devotos do Padre Cícero Romão Batista vão até lá para lembrarem o dia de sua morte, em 20 de julho de 1934.

Este ano completa-se 84 anos da morte de Pe. Cicero. Um político brasileiro que virou santo, foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste. Era filiado ao extinto Partido Republicano Conservador (PRC). Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado a cidade. Em 1926 foi eleito deputado federal, porém não chegou a assumir o cargo.

Veja o vídeo: