Dr Honório Luís e a Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre a Andropausa e Testosterona

  • Honório Luís
  • 26/09/2018 13:49
  • Dr Honório Luís
Giro 102

Nesta terça-feira (25), o Quadro Momento Saúde exibido durante o programa Liberdade de Expressão na Rádio Milênio, abordou a temática sobre Andropausa e Testosterona. Andropausa: também conhecida por menopausa masculina, é a diminuição lenta da testosterona no sangue, que é o hormônio responsável por controlar o desejo sexual, a ereção, a produção de espermatozoides e a força dos músculos.

Testosterona: é um hormônio esteroide, ou seja, formado a partir do colesterol, considerado o principal hormônio masculino, apesar de também ser encontrado em menor quantidade nas mulheres. Nos homens, a testosterona é produzida nos testículos e tem o seu pico na adolescência, quando ocorre o desenvolvimento dos músculos, mudanças na voz, crescimento de pelos e barbas.

De início Dr. Honório Luiz falou sobre a atenção que os homens devem ter ao chegar nos 30 ou 35 anos de idade, pois é nessa fase que a andropausa “aparece”, e vem acompanhada de alguns sintomas que prejudicam o desenvolvimento vital do ser humano, são eles: Obesidade abdominal; Aparência envelhecida; Cansaço; Insônia; Diminuição da massa muscular e da força; Ondas de calor; Transpiração excessiva; Diminuição da libido e das ereções; Sensação de insegurança e indecisão; Depressão e ansiedade; Falta de iniciativa, entre outros. Dr. Honório ainda chama atenção para que os sintomas sejam identificados o mais rápido possível, pois a andropausa pode acelerar o aparecimento do câncer de próstata.

A farmacêutica Suzana Ribeiro diz que os casos de andropausa são frequentes nos homens, mas a falta de informação a respeito, faz com que essa temática não seja tão abordada quanto a menorpausa nas mulheres.
Ela chama atenção para que o sexo masculino tenha mais cautela com os alimentos que estão ingerido, que evitem bebidas alcoólicas, alimentos enlatados ou que passam por uma radiação excessiva, como é o caso de alimentos esquentados no microondas.

Os homens podem manter a juventude e prevenir desde cedo que todos esses sinais se concretizem”, explica a Dra. Os hormônios masculinos, são responsáveis pelo bem-estar, ânimo e disposição.

Para isso, é importante que o homem pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável pois isso faz com que a Testosterona seja reposta no organismo, para isso é importante ingerir beterraba, limão, e fazer uso do hormônio bioidêntico que são hormônios idênticos ao que o corpo produz. Esse tipo de hormônio é desenvolvido em forma de gel e aplicado na pele em uma área sem pelos ou nos testículos , isso evita que o indivíduo, ao fazer uso do mesmo, venha ter efeitos colaterais, pois o medicamento não passa pelo fígado, como os anticoncepcionais, por exemplo.