Fake news, pesquisas e as eleições municipais

  • Redação
  • 09/06/2020 12:07
  • Coluna Labafero
Ilustração/Internet

O Cada Minuto divulgou uma pesquisa em parceria com o Ibrape com relação à cidade de Major Isidoro, no último sábado (06). Uma fake news tem sido compartilhada nas redes sociais afirmando que a pesquisa se trata  é falsa, já que o número de rejeição ultrapassa 100%.

Em nota, o Cada Minuto e o Ibrape explicaram que como os entrevistados puderam citar mais de um nome, a soma dos índices de todos os candidatos pode ultrapassar 100%.

 O diretor do Ibrape, Francivaldo Diniz vai tomar as medidas jurídicas necessárias para combater as fake news. “Os formulários que foram para a Justiça eleitoral mostra que os entrevistados podem escolher mais de uma pessoa”.

Como exemplo, o portal traz a pesquisa Ibope e Datafolha. Para medir a rejeição, o Ibope perguntou: "Dentre estes candidatos a Presidente da República, em qual o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?". Como os entrevistados puderam citar mais de um nome, a soma dos índices de todos os candidatos pode ultrapassar 100%.

No Datafolha, não é diferente. Para medir a rejeição, o Datafolha perguntou: "Em quais desses nomes você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para presidente deste ano? E em qual mais?" Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.

O portal Cada Minuto e o Ibrape rechaçam o compartilhamento das fake news e prezam pela credibilidade, ética e verdade.