Única cidade em AL sem registro de covid-19 adotou medidas de prevenção após primeiro caso no país

  • Raíssa França
  • 09/06/2020 12:41
  • Municípios
Foto: Cortesia ao CM
Profissionais em uma das barreiras no município de Mata Grande
Profissionais em uma das barreiras no município de Mata Grande

Dos 102 municípios alagoanos, apenas uma cidade está sem registros de contaminação pelo novo coronavírus e óbitos: Mata Grande. Ao Cada Minuto, a secretária de saúde Jakcelia Tavares acredita que o que ajudou para que a cidade não tivesse nenhum caso foi adotar medidas de prevenção assim que o primeiro caso chegou ao Brasil. Mas afinal, o que diferencia a cidade de outros municípios do Estado que contabiliza 16.339 casos confirmados e 622 óbitos?

Atualmente, a cidade conta com três barreiras sanitárias nas entradas da cidade e uma quarta está sendo construída em um povoado chamado Santa Cruz. Instalar as barreiras faz parte de um conjunto de medidas que o Município adotou.

"Desde o primeiro caso no país que o Município começou a agir como se existisse algum caso na cidade", disse a secretária de saúde.

“Compramos epis, medicações, criamos grupos de isolamento, de estudo, de denúncias, de vigilância sanitária. Nós tratamos o vírus como se ele já tivesse na cidade desde o primeiro dia”, completou Jakcelia.

Ela também explicou que caso algum paciente tenha suspeita, a secretaria municipal leva um termo de responsabilidade para que ele preencha e cumpra o prazo de 14 dias de isolamento.

“Quando ele cumpre o prazo, aí informamos à polícia. Quando percebemos que alguém quebrou a quarentena, mesmo sem sintomas, aí a gente começa a abrir Termo Circunstanciado de Ocorrência. Aí eles estão respeitando”, explicou  Jakcelia.

A secretaria também acompanha quem saiu da cidade e quem está sob suspeita. Mas como há monitoramento constante da secretaria e da polícia, as pessoas estão cumprindo o isolamento.

Se o primeiro caso chegar à Mata Grande, a secretária disse que a saúde da cidade está preparada. “Temos todos os medicamentos para tratamento precoce. Quando chegar o caso, nós temos ala de isolamento para sintomas gripais e o tratamento precoce”, finalizou.

Por fim, outras medidas também foram adotadas na cidade: lavatórios públicos; dedetização do hospital, postos, praças, veículos; treinamentos das equipes; distribuição de kits, entre outros.