Vídeo: Projeto Inocência; nova série mostra histórias de condenados injustamente no Brasil

  • G1 Fantástico
  • 28/07/2020 09:36
  • É Manchete
G1 Fantástico

Imagina ser condenado - e preso - por um crime que não cometeu? Uma experiência traumática. Mas como combater estas injustiças, que insistem em acontecer no Brasil? O repórter Marcelo Canellas acompanhou, antes da pandemia, o trabalho de advogados voluntários que investigam possíveis erros judiciais.

A inspiração veio de um projeto vitorioso, que começou há quase 30 anos, nos Estados Unidos, e conseguiu absolver centenas de pessoas -- algumas já no corredor da morte. Atuando no Brasil desde 2017, até o fim de 2019, o Innocence Project Brasil já conseguiu provar a inocência de três pessoas; outros 190 processos estavam em andamento.

Na estreia do novo quadro do Fantástico, Projeto Inocência, você conhece a história do paulista Douglas, condenado por tráfico de drogas. Ele foi preso em flagrante por policiais com uma mochila cheia de drogas, que depois ficou provado que não era dele.

"Dá uma dor no coração. Porque todo dia você olhar pra uma coisa que você não fez, e pagar por ela, não é um sentimento normal" - Douglas

Ao saber da absolvição do filho, a mãe de Douglas se emocionou tanto que desmaiou.

Veja o vídeo: