Vídeo: Céu nos EUA fica laranja por causa de incêndios florestais

  • Redação com UOL
  • 10/09/2020 15:31
  • É Manchete

A região de Bay Area, em São Francisco, nos Estados Unidos, vive há dias sob um céu alaranjado, consequência dos incêndios que assustam o estado da Califórnia. A qualidade do ar na cidade, no entanto, é boa. 

De acordo com a emissora norte-americana ABC News, esse fenômeno acontece porque o vento traz o tom alaranjado da região onde cresce o Bear Fire, incêndios que duram dias ao sul da região da Bay Area. Mas, ao mesmo tempo, há uma camada marinha que protege a cidade e garante a qualidade do ar, explicou o meteorologista Mike Nicco à TV.

"A camada marinha é uma área estável de ar que não sobe e, por isso, bombeamos continuamente ar mais limpo do oceano", explica Nicco. Ou seja, moradores podem ver o céu laranja mas, ao mesmo tempo, respirar uma qualidade de ar relativamente boa. Nicco explicou, no entanto, que essa camada marinha costuma dispersar no período da tarde e, por isso, norte-americanos que moram na região podem sentir cheiro de fumaça ao final do dia.

O professor da Universidade Católica de Santa Fé, Dr. John Balmes, alertou que, neste momento, pessoas devem tomar precauções para não inalar fumaça. "Fique em casa com as janelas fechadas, a ventilação voltada para a recirculação e, se possível, tenha na sala um purificador de ar", disse. "Quando você começa a sentir o cheiro da fumaça, é normalmente quando a qualidade do ar já está muito ruim", explica o meteorologista Drew Tuma.

Veja o vídeo: