PRF prende três homens e apreende 139 pedras que podem ser preciosas;Veja vídeo

  • Redação com Cada Minuto
  • 17/09/2020 19:03
  • Polícia
Foto: Reprodução / Assessoria

Três homens foram presos, na manhã desta quinta-feira (17), pelo crime de usurpação de patrimônio da União e foram apreendidos 139 minérios que aparentam ser pedras preciosas. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 56 da BR-423, em Canapi, Sertão de Alagoas.

Segundo informações da assessoria de Comunicação da PRF, era por volta das 6h, quando os policiais rodoviários federais fiscalizavam em frente à Unidade Operacional do Carié, e abordaram um veículo de Vw/Voyage, de cor preta, placa de Governador Valadares/MG, com três ocupantes. 

Após a verificação pessoal e veicular, os policiais decidiram realizar uma revista nas bagagens dos abordados, onde foram encontrados 139 minerais que podem ser preciosos.

Questionados sobre a procedência das pedras, os homens informaram que eram os proprietários e que trabalhavam na lapidação das pedras. 

Os agentes então solicitaram a documentação que autorizasse a lavra e transporte legal, mas eles negaram e informaram que iniciaram a viagem em Governador Valadares-MG com destino a Natal-RN, não mencionando a quem entregariam.

Em consulta aos sistemas, foi constatado que não havia nenhuma autorização para a lavra e transporte de recursos minerais e que os mesmos não possuíam notas fiscais das pedras que comprovem a origem e o valor comercial delas.

Diante dos fatos, os homens, junto ao material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil Delmiro Gouveia, para os procedimentos cabíveis. Eles deverão responder pelo crime Usurpação de bem ou matéria-prima da União,  de acordo com o Art. 2º da lei 8.176/91. As pedras serão levadas para perícia da Polícia Federal para saber se são verdadeiras e quais os valores.

Veja o vídeo: