Vídeo: Caso Robinho: Fantástico explica o que é 'escuta ambiental' que gerou provas contra jogador

  • G1 Fantástico
  • 19/10/2020 16:10
  • É Manchete

Esta semana, o site ge.globo - o portal de esporte do Grupo Globo - divulgou em primeira mão detalhes da decisão da Justiça italiana que condenou o jogador de futebol Robinho. Em 2017, ele e um amigo foram sentenciados a nove anos de prisão por violência sexual de grupo.

O caso aconteceu numa boate em Milão, há sete anos. A vítima é uma jovem albanesa que, de acordo com a sentença, foi violentada enquanto estava embriagada. Seis homens estão envolvidos, entre eles Robinho. O jogador recorre em liberdade.

No Brasil, uma onda de indignação pressionou Robinho e o time do Santos a suspenderem o contrato que traria de volta aos campos brasileiros um ídolo do clube. Como foi a investigação na Itália, que contou até com uma escuta instalada no carro de Robinho? E quais são os próximos passos na Justiça?

Veja na reportagem:

 

  • A reprodução da sentença da Justiça italiana;
  • A entrevista com o advogado da vítima;
  • As conversas entre os envolvidos obtidas pelos investigadores;
  • Um perito criminal explicando o que são as escutas ambientais e como isso é feito;
  • A entrevista com uma promotora de Justiça.

 

Robinho não quis falar com o Fantástico. Os advogados de defesa do jogador também não aceitaram dar entrevista, mas se manifestaram por meio de nota à imprensa. Nela, Robinho "reitera que não cometeu o crime do qual é acusado e que sempre que relacionou sexualmente foi de maneira consentida". Na mesma nota, a defesa de Robinho afirma que "há diversas conversas interceptadas que não foram corretamente traduzidas para o idioma italiano", o que teria levado ao equívoco de interpretação.

Nem Ricardo Falco, o outro condenado, nem o músico Jairo Chagas, que teve o camarote usado por Robinho e seus amigos, quiseram falar com o Fantástico.

Robinho agora aguarda julgamento em segunda instância na Justiça italiana. E ainda cabe um recurso em terceira instância. Só então, em caso de condenação definitiva, poderá ser iniciada uma cooperação jurídica internacional para que a pena seja cumprida no Brasil.

Robinho se manifestou no sábado (17) sobre o caso. Em entrevista ao site UOL, ele negou ter cometido o crime, disse que teve relação consensual com a mulher que o acusa de violência sexual e que seu único arrependimento é ter traído a esposa. Também disse: “infelizmente, existe esse movimento feminista”.

Veja o vídeo: