Modelo natural de Piranhas/AL resgatada nas ruas do Rio de Janeiro retorna para Alagoas

  • Revista Época
  • 02/11/2020 01:36
  • Notícias
Reprodução/Redes Sociais

Após 23 dias internada, a modelo Eloísa Fontes recebeu alta do Instituto Municipal Phillipe Pinel, no Rio de Janeiro, na tarde da última quarta (28). A jovem embarcou de ônibus ao lado da mãe na madrugada desta quinta-feira rumo a sua cidade natal Piranhas, em Alagoas, onde continuará seu tratamento.
 

Natural de Piranhas, no Sertão alagoanos, a modelo se mudou para São Paulo aos 17 anos e logo passou a desfilar na Europa. Eloísa participou de campanhas par marcas de grife como Dolce & Gabbana e Armani, além de ser capa de revistas de prestígio no mundo da moda.

Agora após se recuperar na unidade hospitalar do Rio de Janeiro, a  modelo deve ser amparada por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos do programa Anjos da Paz, vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, que oferece orientação e ajuda a dependentes químicos e familiares.

Segundo Francisco Assis, amigo da família da modelo, ela também deve ser atendida em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do estado. Moradores de sua cidade natal estão se mobilizando para auxiliar a família, de origem humilde.

Eloísa deixou o hospital psiquiátrico na Zona Sul do Rio de Janeiro por volta das 17h desta quarta, acompanhada da mãe Luciene Fontes e de Assis. Os médicos já haviam sinalizado que a liberariam com a presença de um familiar.

“Ela já estava querendo sair de lá. Para quem volta à realidade logo, o hospital é ruim, não no sentido de estar fazendo mal, mas tem muita gente doente, com mais gravidade”, disse Assis. “Ela está sob efeito dos remédios, fica menos comunicativa, mas estava bem, fisicamente também, conversava, ainda que um pouco mais devagar”.

Após receber alta, Eloísa foi para a casa de Assis, onde sua mãe estava hospedada desde que chegou ao Rio, na segunda (26). Antes de viajar, ela jantou um prato de peixe ensopado com batatas preparado por sua mãe e relatou estar com muita fome em razão dos medicamentos.

“Ela estava com muita fome, comeu muito. Disse que o remédio dá fome. Até brinquei com ela que ia engordar. Tomou um banho, trocou de roupa e foram para a rodoviária”, contou o amigo da família.

A passagem estava marcada para as 23h30 desta quarta, mas o ônibus saiu apenas por volta de 1h da madrugada. A previsão é que Eloísa e a mãe chegue a Alagoas nesta sexta (30).

Procurada, a Secretaria de Saúde do Rio confirmou que a modelo recebeu alta da unidade, mas não deu detalhes sobre seu estado de saúde. “Os detalhes sobre a paciente são restritos a ela e seus familiares”, disse, em nota.

O CASO

Eloísa Fontes, de 26 anos, foi resgatada no Morro do Cantagalo, na Zona Sul do Rio, no último dia 6. Agentes da Operação Ipanema Presente localizaram a modelo, após serem advertidos por moradores em situação de rua. Desde então, ela está internada no Instituto Municipal Phillipe Pinel, onde já havia passado cerca de 20 dias em agosto.

Antes, a jovem chegou a ser internada nos hospitais Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e Jurandyr Manfredini, em Curicica, depois de ser vista em comunidades cariocas como Cidade de Deus e Jacarezinho. Ela desembarcou no Rio no início do ano, após temporada em Nova York, onde desapareceu por cinco dias em julho do ano passado. Eloísa foi encontrada desorientada, vagando pela metrópole americana.