Assistente social é a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Alagoas: 'Momento de muita emoção'

  • G1 AL
  • 19/01/2021 16:49
  • Notícias
João Vitor Ferreira/G1
Assistente social Marta Antonia
Assistente social Marta Antonia

Marta Antônia de Lima, 50 anos, se tornou a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em solo alagoano, nesta terça-feira (19). Ela trabalha no Hospital da Mulher, na linha de frente no combate à pandemia. "É um momento de muita emoção", disse.

A cerimônia simbólica, que marcou o início da vacinação contra o coronavírus, aconteceu no Hospital Metropolitano, na Cidade Universitária, em Maceió. O ato foi acompanhado pelo governador Renan Filho (MDB) e o secretário da Saúde, Alexandre Aires.

As outras pessoas vacinadas nesta terça foram o xucuru-kariri Waciran Ferreira Costa; o maqueiro do Hospital Geral do Estado (HGE), Aloísio Manoel dos Santos Filho; a médica do Hospital de Urgência do Agreste (HUA), Guacyra Margarita Batista; Gustavo de Mendonça Martins, fisioterapeuta do Hospital Regional do Norte; Rita de Cássia dos Santos Silva, enfermeira no Hospital Metropolitano; e o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Reginaldo Melo Filho.

A primeira a ser vacinada em Alagoas

 

Marta Antônia, mulher negra, moradora do bairro do Poço, dedicou a sua vida ao SUS há 22 anos, na área de saúde pública. Atualmente, é supervisora assistencial do Hospital da Mulher e coordena a supervisão assistencial da unidade.

Em 1998, iniciou sua trajetória profissional, com a aprovação no concurso público como assistente social na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em 2003, ingressou como servidora do Estado de Alagoas, através de concurso público pela Uncisal, onde exerceu as atividades de assistente social na Maternidade Santa Mônica.

"Estou com muita emoção e com a sensação de dever cumprido. Estou tranquila e pronta para a segunda dose. Feliz por participar desse momento da história. Eu que sou uma militante do SUS e acredito no sistema único de saúde", afirmou.

Ela reforçou que as pessoas não precisam ter medo da vacina. "A gente precisa acreditar na ciência, nos pesquisadores, no trabalho sério que foi desenvolvido e vem sendo desenvolvido. A vacina é a ferramenta que a gente tem para controlar a pandemia", disse Marta.

o Xucuru-kariri Waciran Ferreira Costa, 36 anos, foi o primeiro indígena em Alagoas a receber a vacina contra Covid-19 — Foto: João Vitor Ferreira/G1
 


Outros vacinados

Outra pessoa que ficou emocionada foi o índio xucuru-kariri Waciran Ferreira Costa: "Só tenho a agradecer nesse momento. É um momento muito especial de ser o primeiro indígena de Alagoas e Sergipe a ser vacinado. É muito alegria e estou muito emocionado. Muito importante poder preservar os nossos entes queridos, nossos anciões, nossas crianças. Chegou o momento! Temos que ter a consciência de nos vacinar".

Xucuru-kariri Waciran recebeu o cartão de vacinação — Foto: João Vitor Ferreira/G1
 

Maqueiro do Hospital Geral do Estado (HGE), Aloísio Manoel dos Santos Filho ficou emocionado com a cerimônia de vacinação.

Maqueiro do HGE também foi um dos primeiros alagoanos a tomar a vacina — Foto: João Vitor Ferreira/G1
 

A médica do Hospital de Urgência do Agreste (HUA) Guacyra Margarita Batista, acredita que a imunização vai trazer mais esperança nos próximos dias.

“É um marco para o nosso pontapé inicial para a estabilização dessa bagunça que a pandemia fez em nossa vida. Acho que hoje vai ser um divisor de águas e a nossa esperança a cada dia vai ser renovada”.

Guacyra Margarita Batista, do HUA, também foi vacinada nesta terça — Foto: João Vitor Ferreira/G1
 

O primeiro carregamento das doses da CoronaVac chegou em Alagoas na noite de segunda-feira (18). A aeronave aterrissou no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, por volta das 22h50 trazendo as caixas térmicas com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

As vacinas seguem para os municípios alagoanos meio meios terrestres e aéreo. "As doses já seguem hoje para os municípios do interior. É um dia histórico e eu estou muito feliz que os alagoanos serão imunizados", disse.