Bebida alcoólica aberta: quanto tempo dura na geladeira?

  • 07/02/2021 21:51
  • Notícias

Por quanto tempo uma garrafa de bebida alcoólica aberta pode ficar na geladeira ?

Muitas pessoas acreditam que o álcool, por ser uma substância forte, impede a deterioração do líquido dentro de uma garrafa. Por conta disso, então, bebidas alcoólicas não teriam um prazo de validade. Mas, não se engane, é necessário armazenar as bebidas corretamente para que elas durem mais. 

Do mesmo modo que bares e restaurantes fazem compras no atacado de bebidas e precisam armazená-las em locais e temperaturas específicas, em casa, o cuidado deve ser o mesmo.

Nem sempre uma lata de cerveja ou uma garrafa de vinho é consumida por completo. Nesses casos, nosso primeiro impulso é colocá-las na geladeira, como qualquer outro alimento. E, de fato, essa é uma das melhores formas de conservação do conteúdo da bebida depois de aberta.

 

Bebidas alcoólicas abertas na geladeira

Existe uma dúvida muito grande sobre deixar ou não bebidas alcoólicas na geladeira. Fato é que, apesar de não ser a melhor opção, essa é maneira mais fácil de conservar a bebida por algum tempo. 

O álcool contido nas bebidas é um produto que evapora facilmente depois que entra em contato com o ar. Em bebidas fermentadas, o teor alcoólico é menor; como na cerveja e no vinho. Por outro lado, nas destiladas, o álcool pode representar até metade do líquido.

Colocar a bebida na geladeira pode retardar esse processo de evaporação, mas ele vai acontecer, de um jeito ou de outro. Não existe um tempo determinado para que cada tipo de bebida fique aberta na geladeira. Para isso, você deve analisar o aspecto do conteúdo antes de tomá-lo.

Garrafa de vinho aberta fora da geladeira

Ninguém sabe quando colocar ou não o vinho na geladeira. Diferente das cervejas ou de outros tipos de bebidas destiladas, nem sempre colocar uma garrafa de vinho na geladeira é a melhor forma de armazená-la.

A produção do vinho envolve todo um processo de oxidação em barris e tonéis. Mas, uma vez engarrafados, o contato com o oxigênio passa a ser prejudicial ao conteúdo da garrafa.

Deixar uma garrafa de vinho aberta fora da geladeira não representa risco nenhum. Como dito anteriormente, o resfriamento do líquido apenas retarda a evaporação do álcool e a perda do aroma das bebidas alcoólicas.

Existem até mesmo aparelhos, desenvolvidos especialmente para vinhos, que são capazes de retirar todo o oxigênio da garrafa, prolongando a duração do líquido.  Entretanto, o recomendável é que você consuma todo o conteúdo dentro de alguns dias. Nem que para isso tenha que chamar uma companhia. 

Leite condensado e Nutella: doces abertos na geladeira

Não são só as bebidas que causam dúvida quando o assunto é guardar um alimento aberto. Com o preço do leite condensado, é comum que sempre sobre um pouco na lata para ser usado da próxima vez. E o que a gente faz nesse caso? Vai pra geladeira, com certeza.

Com os doces não existe outro jeito, eles precisam ser resfriados para evitar que estraguem. O resfriamento de uma lata de leite condensado ou de um balde de nutella aberto, impede  o superaquecimento dos componentes e até mesmo aquelas formigas indesejadas.

É comum que as embalagens desses tipos de produtos contenham indicações sobre o tempo máximo de consumo depois que foram abertos e colocados na geladeira. Você deve se guiar pela informação de cada fabricante.