Empresas de apostas esportivas aumentam os investimentos no Brasil

  • 11/02/2021 11:17
  • Notícias

Durante o ano de 2020, com todos os acontecimentos referentes à crise sanitária do novo coronavírus, algumas empresas se sobressaíram e aumentaram consideravelmente o seu tamanho. Na série A do Campeonato Brasileiro 14 dos 22 clubes de futebol tiveram estampado em suas camisas os nomes de sites onde você pode apostar prevendo resultados dos jogos, como quem vencerá, jogadas específicas etc.

 

O número é realmente gritante, mas de acordo com especialistas no mercado, é apenas uma tendência. Na Europa, onde esses jogos de apostas são bastante populares, o número de patrocínios e visibilidade das marcas é ainda maior. Na Inglaterra, na Premier League, metade das equipes (10 de 20) tem uma casa de apostas como principal patrocinador. A proporção na segunda divisão inglesa, a Championship, é ainda maior, com 17 das 24 equipes estampando uma empresa do setor nas camisas. Com relação aos valores, o número é ainda mais impressionante: Em 2018, o produto bruto dos jogos (PBJ) - valores apostados menos o que os apostadores receberam de premiação - foi de 14.4 bilhões de libras (R$ 94 milhões), contra 8.4 bilhões de libras (R$ 55 milhões) em 2011.

 

Já no Brasil, com a flexibilização das apostas esportivas, decorrente da medida provisória 846 promulgada em 2018, sites de apostas estão com tudo realizando patrocínios e serviços na web. Segundo Fábio Wolff, da agência de marketing esportivo Wolff Sports, esses patrocinadores investem de R$100 mil até R$15 milhões por propriedades de arenas e/ou de uniformes. “Muitas casas de apostas estão observando o processo de regulamentação e ainda não fizeram investimentos por questões estratégicas", afirma.

 

Em geral, elas oferecem para os clubes, além de um valor fixo, variáveis de acordo com a participação da torcida no volume de apostas. Em contrapartida, colhem dados para formar uma carteira de clientes.

 

A NetBet casino é um dos destaques nesse meio, a empresa está no mercado desde 2001 e hoje é um dos sites de apostas mais promissores no segmento, patrocinando os times da Série A do Brasileirão: Vasco da Gama e o Red Bull Bragantino. Também patrocinam o famoso lutador de MMA Junior Cigano, e no final de 2020 realizaram um patrocínio master no BJJ Stars, o maior torneio de Brazilian Jiu Jitsu do mundo.  Para 2021, a empresa promete continuar investindo no mercado brasileiro: “Há uma oportunidade de trabalho e negócios na popularmente chamada ‘bolsa de valores’ do mundo esportivo”, diz Marsio Schneider, representante de marketing no Brasil, complementando que esse é só o começo e que muitas novidades ainda estão por vir.

 

Regulamentação dos Jogos de Aposta

 

O Ministério da Economia tem um prazo prorrogável por mais dois anos, para regulamentar de vez a atividade em território nacional e será responsável pela autorização e concessão das loterias de apostas. O plano do governo é que as arrecadações em impostos com apostas esportivas devem ser destinadas para além do pagamento do prêmio ao apostador, à seguridade social, ao Fundo Nacional de Segurança Pública, à educação e aos clubes de futebol.