Áudios do Padre Robson mostram negociações suspeitas; Assista reportagem

  • G1 Fantástico
  • 21/02/2021 21:51
  • É Manchete
Internet

O Fantástico deste domingo (21) teve acesso a centenas de mensagens de áudio apreendidas no celular do Padre Robson de Oliveira, da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). São reuniões gravadas secretamente pelo próprio padre. Segundo os investigadores, todas as conversas que você ouve na reportagem em vídeo passaram por perícia técnica que comprovou ser mesmo o padre falando. O material foi apreendido em uma operação do Ministério Público, em agosto do ano passado. 

Em agosto do ano passado, segundo o Ministério Público de Goiás, crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e falsidade ideológica teriam sido cometidos em associações criadas pelo Padre Robson e ligadas à igreja. O montante suspeito, segundo os investigadores, seria de 2 bilhões de reais movimentados em dez anos, incluindo fazendas, um avião e uma casa de praia - tudo conseguido com o desvio das doações feitas por empresas e fiéis. Em outubro, o Tribunal de Justiça de Goiás decidiu trancar a investigação. 

Agora, o secretario de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, vê motivos para retomar a investigação: "a gente está vendo com clareza obstrução de Justiça, nos estamos vendo trafico de influência, lavagem de dinheiro, organização criminosa. Uma ação de uma quadrilha que se apoderou de uma igreja", disse em entrevista ao Fantástico. O Ministério Público agora insiste no destrancamento da ação. A decisão cabe ao superior Tribunal de Justiça. Entenda a história completa na reportagem em vídeo. 

Em nota, a Delegada Renata Vieira diz que é amiga do Padre Robson desde 2009. Diz também que presidiu investigação de eventual crime de extorsão, em que o padre era vítima, e que obedeceu as normas da lei. O advogado Cláudio Pinho afirma que o suborno nunca aconteceu e que o áudio investigado é possivelmente uma montagem. A presidência do Tribunal de Justiça de Goiás afirma que não se pode presumir a ocorrência de irregularidades no julgamento de processos a partir de conversa mantida entre advogado e cliente. Anderson Fernandes, Rouane Martins e Ubiracimar dos Santos não quiseram se pronunciar sobre esta reportagem. Em nota, a defesa do Padre Robson disse que desconhece o conteúdo das mensagens. Ao mesmo tempo, afirmou que elas são “frutos de montagens e adulterações feitas por pessoas inescrupulosas”. Acrescentou ainda que o religioso é vítima de extorsão e perseguição. 

Assista a reportagem: