Covid-19 destaca a importância da gestão escolar

  • 31/03/2021 09:50
  • Notícias

A cada ano que se inicia, os gestores escolares e pedagogos que muitas vezes fizeram pós graduação em pedagogia enfrentam novos desafios, que exigem deles tomar uma série de decisões que contribuam para o sucesso do ano letivo, para que a escola seja um ambiente seguro e agradável para os alunos.

Existem desafios que não podem ser previstos e pegam os profissionais de surpresa, como foi o caso do coronavírus que impôs uma nova realidade na vida dos alunos ao redor de todo o mundo.

Com o fechamento de todas as instituições de ensino e a adoção de um sistema online para e educação, os profissionais que fizeram uma pós graduação EAD em gestão escolar se tornaram (ainda mais) importantes. Continue lendo e saiba mais!

O que é gestão escolar ? 

Um profissional formado em curso de gestão escolar ead ou presencial tem como objetivo buscar, orientar e ajudar no alcance de resultados da equipe de gestão de uma instituição de ensino, além disso, o profissional também enfatiza a qualidade do currículo por competências e promove estímulos para a participação dos pais dos alunos no processo de busca por um ensino de qualidade.

Cada instituição de ensino deve planejar e executar sua própria proposta de ensino pedagógico, sabendo como administrar os materiais da instituição, sempre tendo em vista o zelo pelo ensino-aprendizagem do discente e promover a integração entre a instituição e a comunidade.

Resumidamente, o gestor escolar é capaz de trabalhar por uma educação continuada levando inovação na maneira de ensinar, isso de acordo com seus alunos e necessidades dos mesmos. Esse planejamento é analisado anualmente pelos formados pós graduação EAD em educação e em gestão escolar.

Desafios da gestão escolar durante o Covid19 

As preocupações da gestão escolar se tornam ainda maiores diante a uma pandemia mundial, que exige inúmeras medidas de proteção como o distanciamento social e a adoção do ensino remoto para todos os estudantes do país.

Os principais desafios de um pós graduação em gestão escolar ead são:

  • Proteger alunos e funcionários de contaminação, orientando-os mesmo com a suspensão das aulas presenciais;
  • Fortalecer a resiliência da comunidade, ou seja, pais e alunos face aos riscos trazidos pela pandemia;
  • Planejamento de novas ações educacionais, analisando o atual cenário e avaliando perspectivas futuras;
  • Auxiliar pais, alunos e funcionários com dúvidas e outras questões sobre o ensino remoto;
  • Criar um registro das ações planejadas e compartilhar constantemente as atualizações com os pais e alunos;
  • Utilização adequada das tecnologias adotadas.

Além de outras questões que podem acabar aparecendo eventualmente!

Educação infantil pós-pandemia 

Definir certamente o futuro da educação após a pandemia ainda é muito incerto, o que se pode tomar como exemplo é a maneira como alguns países vêm lidando com a crise, com aulas presenciais que contam com muitas medidas de proteção, como a redução de alunos, distanciamento social e outros.

Após a pandemia, os formados em pedagogia e pós-graduação EAD em saúde e bem estar social ou em outras áreas terão que enfrentar outros desafios e achar soluções para que a educação chegue aos alunos.