Renan Filho anuncia vacinação para pessoas com comorbidades, acima dos 18 anos

  • Alícia Flores
  • 06/05/2021 21:18
  • Notícias
Reprodução
Governador Renan Filho
Governador Renan Filho

O governador Renan Filho anunciou, pelas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (06), a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos.

Na mesma publicação, o chefe do executivo estadual também informou que as pessoas com deficiência permanente a partir dos 40 anos de idade também serão contempladas com doses do imunizante.

Com a chegada de 66.400 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, será possível a ampliação dos grupos de vacinação.

Ainda não foi divulgada a data de início nem o calendário de vacinação para estes grupos.

“Ótima notícia”, comemorou Renan Filho em sua publicação.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressaltou que Alagoas continuará atuando de forma célere e transparente no repasse de vacinas para as gestões municipais. Após a conclusão do processo de cadastro, os imunizantes serão enviados aos Centros Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizados em Maceió e Arapiraca, onde as vacinas ficarão disponíveis para que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de cada uma das 102 cidades alagoanas possam solicitar o quantitativo definido pelo PNI/AL.

Segundo nota do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), estão definidas como elegíveis à priorização para a vacinação contra a covid-19, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid, os seguintes grupos de comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial em diferentes condições, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossupprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

A nota técnica pode ser conferida neste link.

Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Maceió começou a vacinação de pessoas com comorbidades a partir dos 45 anos. Já amanhã (7), começam a ser imunizados trabalhadores da saúde com 25 anos ou mais.

A imunização na capital acontecerá das 9h às 16h, nos oito pontos de vacinação: drive-thru do Estacionamento do Jaraguá, drive-thru da Justiça Federal (Serraria), Papódromo (Vergel do Lago), Shopping Maceió (Mangabeiras), Shopping Pátio (Cidade Universitária), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), terminal do Osman Loureiro e área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho).

CoronaVac

As doses que chegarão a Alagoas são do laboratório AstraZeneca e, portanto, a vacinação da segunda dose da CoronaVac segue suspensa em Maceió e mais 16 municípios alagoanos.

A previsão é que neste sábado (08), cheguem novas remessas do imunizante ao estado, que serão distribuídas aos municípios alagoanos.