Vídeo gravado por internauta mostra sujeira as margens do Rio São Francisco em Pão de Açúcar

  • Redação com Pão de Açúcar Notícias
  • 21/06/2021 18:09
  • Cidades
Reprodução/redes sociais

Um vídeo gravado por um internauta da cidade de Pão de Açúcar, mostra a situação em que se encontra a margem do Rio São Francisco na praia da cidade, local que já foi o maior ponto de concentração de turistas no município, aos finais de semana (antes do pandemia) e, principalmente, quando da realização anual da Festa de Bom Jesus dos Navegantes (a famosa "Festa de Reis") que ao longo dos anos se tornou uma das maiores do sertão alagoano.

No vídeo, é possível visualizar que a margem da praia está praticamente ocupada por plantas aquáticas, que se reproduzem rapidamente tornando o local impróprio para o banho. Lama, restos de alimentos e lixo também são encontrados no local. As plantas aquáticas apareceram com maior intensidade na praia de Pão de Açúcar após a baixa vazão do rio, que não produz mais correnteza suficiente para evitar a reprodução acentuada das mesmas no local. No entanto, em outras cidades ribeirinhas, a exemplo recente de Própriá/SE, a prefeitura local realizou um mutirão envolvendo secretarias municipais, pescadores, barraqueiros e a população em geral, para limpar toda a extensão da praia e retirar as plantas aquáticas da margem do rio. Uma campanha educativa a fim de conscientizar a população a cerca da necessidade de manter o local limpo também foi lançada.

Em Pão de Açúcar, o internauta que fez o vídeo cobra as mesmas ações por parte da Prefeitura local e chama a responsabilidade da população em geral para preservar o Rio São Francisco, patrimônio da humanidade.

Assista ao vídeo, clique aqui.