Laboratório Sismológico da UFRN confirma tremor de terra em cidades de AL, uma delas no Sertão

  • Redação com G1 AL
  • 10/08/2021 18:51
  • Cidades
Foto: Reprodução/Sismologia Brasil
Tremores de terra foram registrados em Cajueiro e Pão de Açúcar, no interior de Alagoas.
Tremores de terra foram registrados em Cajueiro e Pão de Açúcar, no interior de Alagoas.

As cidades de Pão de Açúcar, no Sertão alagoano, e Cajueiro, na Zona da Mata, registraram tremores de terra nos últimos dias, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Os abalos sísmicos, de baixa magnitude, foram captados pelas estações da RSBR, operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

Em Cajueiro, o tremor ocorreu na segunda-feira (9), à 0h40, com magnitude de 1.7 mR na escala Richter. Já em Pão de Açúcar, o fato se deu no sábado (7), às 7h24 , com magnitude 1.6 mR na escala Richter. Tremores de baixa magnitude resultam da acomodação das falhas geológicas e são considerados normais, segundo a Rede Sismográfica Brasileira.

Os eventos registrados nos últimos dias não causaram danos à população ou imóveis nos dois municípios. Não há informação de que órgãos oficiais tenham sido acionados em virtude destes tremores.

Na semana passada, Alagoas passou a transmitir em tempo real os dados da estação sismográfica de Anadia para a UFRN. Esses dados são importantes para o monitoramento da atividade sísmica no estado e também no Nordeste.