Fiscalização flagra escolas municipais em Tapera sem condições de funcionamento e aulas devem retornar no final do mês

  • Redação
  • 16/08/2021 00:00
  • Jairo Ribeiro

E o retorno das aulas nas escolas municipais de São José da Tapera, cidade do Sertão alagoano, só devem acontecer no final do mês.

Na última semana, uma comissão formada pelo vereador Perete (PSD), líder da oposição na Câmara de Vereadores; o presidente do Sinteal de Tapera, professor Márcio e os representantes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e da 8º GERE (Gerência Regional de Alagoas), inspecionaram algumas das escolas municipais onde flagraram que na maioria das unidades escolares o retorno das aulas presenciais está comprometido diante da falta de condições de infraestrutura apropriada para alunos e professores dentro do que prever o protocolo de biossegurança contra a Covid-19.

Um dos exemplos de abandono ao ensino municipal foi visto na Escola Wellington Pinto Fontes, onde todas as salas de aula são pequenas e sem ventilação. A escola, uma das mais tradicionais do município, aguarda por uma reforma a vários anos e o temor da retorna de aulas presenciais neste momento é que aja uma contaminação geral de alunos e servidores.

Em algumas localidades as escolas estão fechadas a vários anos ou estão com os prédios comprometidos.

Para o vereador Perete se as aulas na Wellington Fontes retornarem neste momento, todos correm risco de uma contaminação.

“É preciso que a sociedade saiba que nem todas as nossas escolas estão prontas para este reinício. Aqui no Wellington Pinto, que é uma escola antiga, se as aulas retornarem do jeito que está, vamos correr o risco de todos pegarem Covid. A direção já fez o máximo, agora é com o prefeito. Ou ele faz alguma coisa ou não iremos aceirar o retorno das aulas nessa escola. Não vamos aceitar nenhum jeitinho. Ou se faz ou aqui não tem aula”, disse o líder da oposição.

Após a fiscalização, o prefeito Jarbas Ricardo (MDB), foi postada uma foto em um perfil do Instagram mostrando uma equipe da Vigilância Sanitária e outros servidores municipais realizando uma vistoria em escolas taperenses. A anunciada vistoria teria como objetivo averiguar as reformas nas escolas para o retorno das aulas municipais.