Planejamento turístico integrado reúne gestores de AL, BA, PE e SE

  • Assessoria
  • 16/08/2021 15:41
  • Turismo

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região dos Cânions do São Francisco, secretários e gestores de turismo dos governos de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe participam, nesta terça-feira (17), de uma reunião integrada na cidade de Delmiro Gouveia (AL).

Na oportunidade, o encontro, que também vai reunir empresários e investidores, vai debater ações e parcerias para projetar a atividade turística de forma regional nos Cânions do São Francisco agregando atrativos, produtos e serviços dos quatro estados do Nordeste.

Mediador da proposta integrada de desenvolvimento econômico regional a partir do turismo, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, expõe que o modelo de integração é o mais viável para acelerar o potencial turístico da região que é abraçada pelos quatro estados.

“O turismo já é uma realidade na região dos Cânions do São Francisco. Porém, no atual cenário cada estado promove seus produtos e serviços isoladamente. Assim, a proposta em discussão é atrelar forças compartilhando atratividades e todos os benefícios de um turismo responsável e sustentável”, expôs Marcius Beltrão.

Entre uma das principais estratégias discutidas pelos governos e trade turístico é a captação de voos para o aeroporto de Paulo Afonso (BA).

“A indústria do turismo é uma grande engrenagem. Assim, à medida que os destinos se estruturam, os serviços se profissionalizam e a demanda se consolida, todos ganham. É nesta proposta que caminha a integração nos Cânions do São Francisco”, completa Marcius Beltrão.

Na discussão estratégica está prevista ainda articulações e parcerias para desenvolver a cadeia turística das cidades - com a estruturação dos destinos, o aumento do número de leitos, a capacitação da população local, além da oferta de novas rotas, visando fortalecer o produto turístico da região dos Cânions do São Francisco e incentivando o desenvolvimento econômico local. 

A região

São várias as cidades históricas banhadas pelo rio São Francisco em Alagoas – dentre elas Delmiro Gouveia, Piranhas, Pão de Açúcar e Olho D’água do Casado, que guardam histórias e paisagens de tirar o fôlego, além de trilhas, sítios arqueológicos, aventuras de tirolesa, passeios inesquecíveis e uma gastronomia diferenciada. 

Entre as cidades de Delmiro Gouveia e Olho D’água do Casado, o rio São Francisco forma uma paisagem monumental entre os cânions rochosos com mais de 30 metros de altura. Já a cidade de Piranhas, tombada pelo IPHAN, guarda as histórias do cangaço e uma arquitetura encantadora. 

O Sertão alagoano é também um grande expoente de arte popular. A pitoresca Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, é casa de artesãos renomados, que trabalham com belíssimas esculturas em madeira, como mestre Valmir e Zé Crente. Já o bordado é diverso por toda a região – tem o boa-noite, também da Ilha do Ferro, e o rendendê, no povoado de Entremontes, que encantam os visitantes.