Joãozinho Pereira, superintendente da Codevasf, é contra venda das concessões de água da Casal

  • 23/10/2021 12:35
  • Jairo Ribeiro

Usando as redes sociais o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teotônio Vilela, no Agreste alagoano, João José Pereira Filho, atual superintendente da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), fez uma reflexão sobre a privatização das concessões de abastecimento de água e esgotamento sanitário atendidas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Para o recado, Joãozinho Pereira, usou como exemplo as administrações de Teotônio, Campo Alegre e Junqueiro, que tem menos de 60 mil habitantes.

Segundo Joãozinho Pereira “este momento de vender todos os sistemas de abastecimento de água e esgoto e meio nebuloso não pode ser regra geral para todos, pois cada município tem sua realidade, uns tem a Casal e outros tem os próprios sistemas de abastecimento, que são os Saaes de cada município, começou o superintendente da Codevasf.

Joãozinho Pereira relembrou a administração de seu pai, João Pereira, o “Prefeitão”, em Junqueiro.

“Meu pai, João Pereira, o “Prefeitão”, quando prefeito de Junqueiro, moveu uma ação contra a Casal, reivindicando a posse do sistema de água, pois a concessão de 30 anos, na época, havia se vencido e faltava muita água e papai queria criar o sistema próprio da cidade, o Saae, e fazer a própria gestão de água, pois ele mesmo, na época, já havia colocado água em mais de 40 povoados de Junqueiro. Bom, quem é de Junqueiro conhece bem esta história. Até nome foi dado na época ao sistema, era a Cajun. Bom, não tivemos êxito com a tomada do sistema judicialmente e a Casal continuou lá até os dias atuais. Quando o município de Teotônio Vilela saiu do sistema da Casal, que antes a água vinha do município de Junqueiro, papai e Biu de Lira me orientaram a criar o Saae de Teotônio e assim eu fiz, tirando a má gestão da Casal, daquele município e começamos uma nova história, fazendo gestão no sistema municipal, visando baixo custo da água e resolvendo os problemas mais rápido, com a qualidade e a quantidade de água para toda a população”, falou João José Pereira Filho.

“Em Campo Alegre, o prefeito Nicolas Pereira já está tomando as providencias para a retomada do sistema, pois se o governo estadual pode vender o sistema porque não os municípios que tiverem interessem na criação dos Saaes também poderiam tomar a frente e fazer gestão, para não deixar que o preço da água suba tanto para a nossa população mais carente, fazendo com que o Saae de Campo Alegre, agora, seja administrado 100% pela prefeitura. O município de Junqueiro, infelizmente, já assinou a documentação para a venda de seu sistema de água. Vai na contramão da defesa da população que mais precisa. Perdeu a oportunidade de ter seu próprio sistema. Se a desculpa for falta de investimento para os Saaes, tá ruim pessoal, pois quem tem político comprometido com sua terra não pode ter medo de enfrentar desafios, pois em Teotônio Vilela e Campo Alegre nunca nos faltou recursos para água e esgoto. Recursos alocados por Biu de Lira e Arthur Lira. Não é justo pegar sistemas feitos pelo governo federal, em municípios tão pequenos e entregar para a privatização, para cobrar preços absurdos a nossa população. Irei sempre defender os sistemas dos Saaes a receita para um bom funcionamento dos sistemas é fazer gestão eficiente. População consciente com gasto racional da água e taxas justas para que a população possa pagar em dia. Mas defendo que municípios acima de 100 mil habitantes façam a privatização ou a venda do sistema, como assim queiram falar, mas sem perder o foco da análise de como isso será vendido, como esse processo será produzido, pois o estado de Alagoas carece de um olhar diferenciado, principalmente a taxa de água das pessoas que mais precisam”, afirmou Joãozinho Pereira.

Concluindo sua fala, o ex-deputado parabenizou os prefeitos de Teotônio Vilela e Campo Alegre que não aceitam privatizar o sistema de água de suas cidades.

“Deixo aqui meus parabéns ao prefeito Peu Pereira e ao Nicolas Pereira que já sinalizaram que os municípios de Teotônio Vilela e Campo Alegre o sistema de água e esgoto não estão à venda, garantindo assim a defesa do Saae e a garantia de postos de trabalho e baixo custo nas contas de agua”, concluiu Joãozinho Pereira.