Ciro 'suspende' pré-candidatura presidencial após PDT apoiar PEC de Bolsonaro

  • 04/11/2021 09:15
  • Voney Malta
Arquivo:internet
Ciro Gomes
Ciro Gomes

"Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios. A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição. Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para  reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo. Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas. Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional", disse o presidenciável do PDT Ciro Gomes.

Decisão foi pulicada na sua conta no Twitter no iníco da manhã desta quinta-feira (4) após 15 dos21 deputados do PDT terem votado a favor  da PEC dos Precatórios - também conhecida como 'PEC DA REELEIÇÃO DE BOLSONARO'.

Aprovação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (4) em primeiro turno por 312 votos a 144 - apenas 4 votos a mais do mínimo necessário - Proposta abre espaço fiscal de R$ 91,6 bilhões para o governo em 2022, o que viabiliza o lançamento do Auxílio Brasil de R$ 400.  

A tensão está no ar, uma vez que o presidenciável decidiu suspender sua candidatura enquanto agaurda que os deputados da sigla votem diferente no segundo turno da PEC.  

Após o posicionamento majoritário dos deputados do partido, fica complicadíssimo, caso não ocorra uma reversão,  para Ciro disputar uma eleição presidencial com o seu crítico discurso de oposição contra Bolsonaro e Lula tendo sido o seu partido decisivo numa votação extremamente benéfica para o governo federal.

Além de passar ainda por um segundo turno de votação na Câmara, se aprovada a PEC segue ainda terá que ser votada pelos senadores.

Leia aqui os Twitters de Ciro Gomes e acompanhe a repercussão dos seguidores.