ONG cria espaços lúdicos em escolas públicas do Nordeste, incluindo o Sertão de Alagoas

  • Redação com Assessoria
  • 04/11/2021 22:22
  • Cidades
Internet

Mais do que estimular a criatividade e propiciar bem-estar, o ato de brincar é, desde 1959, um direito garantido por lei pela ONU. O Marco Legal indica que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem organizar e estimular a criação de espaços lúdicos, para garantir esse direito para as crianças. Em função da pandemia de Covid-19 e o consequente isolamento social, o convívio das crianças nos espaços públicos também foi afetado, o que impactou diretamente no desenvolvimento social dos jovens.

No contexto de retomada das escolas, seguindo os protocolos de saúde e segurança contra o Covid-19, a ONG Visão Mundial vem implementado a campanha Seja Presente, com o objetivo de promover ambientes seguros e lúdicos nas comunidades e escolas públicas. A ação já impactou mais de 9.000 pessoas em 156 entidades e agora, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, serão implementados espaços lúdicos em 8 escolas públicas na região nordeste, em Recife (PE), Inhapi (AL) e Fortaleza (CE). Os espaços serão compostos por jogos, brinquedos, livros e materiais pedagógicos. Caso necessário, a ONG ainda fará a revitalização do ambiente e doará móveis para o espaço.

A parceria com a Fundação Telefônica Vivo faz parte do Programa de Voluntariado da empresa, que incentiva o envolvimento de stakeholders, principalmente colaboradores, em diferentes causas solidárias, contribuindo com instituições que colocam em prática a cidadania e empatia. Além disso, a Fundação atua diretamente em educação, o que reforça o alinhamento com a iniciativa da instituição. A campanha está sendo realizada pela plataforma Vivo Valoriza, em que clientes de todas as categorias do programa podem fazer um “Resgate Solidário”. Sem a necessidade de qualquer investimento financeiro por parte dos clientes, cada voucher resgatado será equivalente a R$35 doados pela Fundação. O objetivo é resgatar cerca de 1.400 vouchers, que totalizam uma doação de R$50 mil reais para a Visão Mundial, que irão impactar mais de 13.000 pessoas. A iniciativa visa engajar os clientes em causas sociais, trazendo mais diversidade de benefícios para o Vivo Valoriza.

“As crianças estão muito animadas com as voltas às aulas. Esse retorno presencial permite retornar de novo a esses espaços tão amados pelas crianças onde elas se sentem felizes e protegidas. A ideia do projeto é melhorar os espaços lúdicos, proporcionando o bem-estar e fazendo com que essa experiência de retornar às escolas, sejam ainda mais divertidas e memoráveis. E com a ajuda da Vivo, vamos poder proporcionar isso, impactando positivamente diversas crianças e sua vontade de voltar aos poucos às aulas presencias”, comenta Luis Corzo, gerente de Subsídios e Corporações da Visão Mundial.

Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

Há mais de 22 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG da companhia. Com foco em educação como aspecto essencial de transformação da sociedade, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem. A instituição oferece cursos à distância e gratuitos de formação continuada para qualificar educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à BNCC, e plataforma online com recursos digitais de aprendizagem que apoiam professores, pais e alunos na rotina de estudos em casa. Para os jovens, oferece oportunidades que visam potencializar habilidades em três temáticas principais: projeto de vida, empreendedorismo social e tecnologias digitais. Além disso, a Fundação trabalha fortemente o voluntariado corporativo, que tem como objetivo sensibilizar e engajar colaboradores da Vivo em ações que gerem impacto social, tanto no formato presencial quanto digital.