Jacaré dos Homens a cidade que encanta completa 64 anos nesta terça

  • 07/11/2021 14:25
  • Jairo Ribeiro

No Sertão de Alagoas, Jacaré dos Homens, completa nesta terça-feira (9), 64 anos de Emancipação Política.

Tradicionalmente, a solenidade será antecipada por uma seresta e a meia-noite haverá o hasteamento das bandeiras. 

Na segunda administração do prefeito José Floriano Melo (MDB), conta a história, que Jacaré dos Homens teve seu povoamento iniciado por volta de 1900 quando a fazenda São Francisco, de propriedade de Domingos de Freitas Mourão. Naquele ano algumas casas foram começaram a ser construídas, dando um novo aspecto a localidade.

Ainda naquela época foi encontrado um jacaré no riacho que passava próximo ao lugarejo, que ser um animal raro na região, o lugarejo logo ficou conhecido por Jacaré.

O topônimo "dos Homens", foi acrescentado em virtude de comerciantes de Penedo, conhecidos como Peixotos, que negociavam na região, afirmarem constantemente que Jacaré era terra de comerciantes honestos, sinceros e leais. Na verdade, já se queria resumir no vocábulo "dos Homens" as qualidades encontradas nas pessoas com quem comercializavam.

Em 17 de setembro de 1949, o lugarejo foi elevado à condição de vila por força de uma Lei, alcançando a autonomia administrativa em novembro de 1957 e em 1° de janeiro de 1959 conseguiu seu desmembrado da vizinha Pão de Açúcar.

Em Jacaré dos Homens, conhecida em Alagoas pela festa junina de São Pedro, a pecuária representa a principal economia do município, que está integrado na chamada Bacia Leiteira.