Ministério Público de Alagoas lança campanha de incentivo à vacinação infantil

  • Assessoria
  • 07/02/2022 17:00
  • Notícias

O Ministério Público do Estado de Alagoas lança, nesta segunda-feira (7), uma campanha de conscientização e incentivo à imunização de crianças contra a Covid-19. O objetivo é ajudar no processo de convencimento de pais e responsáveis sobre a importância da vacinação para a faixa etária entre 5 e 11 anos, de modo que esse público possa ficar mais protegido contra o novo coronavírus.

A campanha consiste em comerciais de TV e rádio e posts para as redes sociais do MPAL com conteúdo explicativo sobre os benefícios da vacina para as crianças. “Como órgão fiscalizador, estamos acompanhando os efeitos da pandemia em Alagoas e sabemos que o público infantil tem sido bastante atingido. Por isso, é compromisso de todos nós cuidarmos dos nossos filhos, netos, irmãos, sobrinhos. A ciência tem mostrado que a gravidade da doença diminui nas pessoas que são imunizadas, então, não há justificativa para irmos no caminho contrário as recomendações daquelas autoridades que estudaram para essa finalidade”, argumentou o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

“Inclusive, estamos diante de uma nova variante, a ômicron, que os especialistas afirmam que é altamente transmissível, daí a necessidade de nos protegermos, de protegermos as crianças. Se assim o fizermos, estaremos tirando-as, é o que garantem os cientistas, das tristes estatísticas de casos mais severos e óbitos”, completou ele.

A fundamentação técnica

A infectologista Angélica Novaes também reforça a importância da vacinação. “A imunização infantil contra a Covid-19, na faixa etária entre 5 anos e 11 anos, é segura e eficaz porque já foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), importante órgão regulador do Ministério da Saúde, que verificou as condições da qualidade, segurança e eficácia da vacina, após avaliar tecnicamente toda a documentação pertinente ligada a cada uma delas. Vale ressaltar que foram realizados ensaios clínicos envolvendo crianças de 5 a 11 anos de idade exatamente para atestar a sua proteção”, explicou a médica.

Segundo ela, além da Anvisa, outras agências reguladoras internacionais igualmente aprovaram a vacinação infantil, como a EMA (European Medicines Agency), na Europa, e a FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos. “Inclusive, os EUA já aplicaram mais de 8 milhões de doses de vacinas em crianças, sem nenhum óbito relacionado à vacinação. Além disso, dados do Center Disease Control (CDC), a agência de saúde americana, mostram que a cada um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas em crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos, apenas uma delas desenvolveu miocardite e não houve nenhum óbito”, detalhou a infectologista.

“Ainda é essencial ressaltar que a patologia Covid-19 tem um risco de desenvolvimento de miocardite na faixa etária pediátrica muito maior do que a vacinação. E, por fim, chamo atenção para o fato de que é falso afirmar que crianças não correm o risco de desenvolver formas graves em razão da infecção pelo novo coronavírus. Para se ter uma ideia, entre os meses de janeiro e novembro de 2021, 2.917 crianças de 5 a 11 anos necessitaram de internação hospitalar por causa da Covid-19, com 25% delas necessitando de internamento em UTIs e mais 4% chegando a óbito. Os dados são do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) do Ministério da Saúde e estão disponíveis para quem quiser verificar. Todos precisam entender que a vacinação infantil diminui internações, sequelas e mortalidade”, finalizou Angélica Novaes.