Casal trabalha para normalizar abastecimento, 18 municípios estão com fornecimento d'água afetado

  • Redação com Casal
  • 30/03/2022 10:06
  • Cidades
Foto: Ascom Casal
Adutora da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)
Adutora da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)

Um defeito verificado em uma das duas motobombas da estação de captação de Pão de Açúcar reduziu, nesta terça-feira (29), a vazão de trabalho do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira em 50%. Foi o que informou a Unidade de Negócio Bacia Leiteira, integrante da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Conforme explicou o coordenador de Produção e Distribuição da Unidade, Antônio Ramos, a Empresa já está tomando medidas para regularizar a funcionalidade do item. Nesta manhã, um mergulhador contratado efetuou a limpeza e a desobstrução dos crivos das bombas, que ficam submersas. Contudo, essa manutenção não resultou na normalização do sistema.

A Casal trabalha agora com a hipótese de que o equipamento inoperante apresentou falha eletromecânica e já desloca uma equipe técnica para a localidade. Os técnicos farão, inicialmente, o diagnóstico da situação e, logo depois, deverão proceder com os trabalhos de reparo da motobomba.

Em decorrência dessa situação, dezoito municípios da região atendidos pelo sistema podem apresentar deficiência em seu abastecimento. São eles: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

 Batalha

A Estação Elevatória de Água Tratada de Batalha, integrante do mesmo sistema coletivo, voltou a operar na noite de ontem (28) após o restabelecimento da energia elétrica. Essa unidade teve suas atividades comprometidas devido à interrupção no fornecimento de eletricidade, ocorrida na noite do último domingo (27).