População de Belo Monte vai as ruas protestar contra vereadores que forçarem paralisação de serviços essenciais no município

  • Redação
  • 30/03/2022 10:14
  • Cidades

E um grande imbróglio paira sobre administração da prefeitura e a Câmara de Vereadores de Belo Monte, no Sertão de Alagoas. Em seu primeiro mandato, o prefeito Dalmo Augusto de Almeida Junior, o ‘Dalminho, do PTB, se vê prisioneiro de um jogo político orquestrado por vereadores que lhe fazem oposição e que são maioria no Legislativo.

A cizânia teve seu ápice após a Câmara aprovar o projeto de Lei Orçamentaria-2022, limitando o Executivo de suplementação orçamentária e impossibilitando a prefeitura de remanejar, transferir e transpor recursos.  

Após aprovar a chamada de ‘mordaça no orçamento’, o líder da oposição no Legislativo, o vereador Sebastião Gomes de Oliveira, o ‘Bião’, (PTB), eleito com 418 votos, divulgou um vídeo dizendo que o município, que havia pediu a Câmara um excedente de 40% sob o orçamento, teria gasto todo o dinheiro referente ao orçamento deste ano, o qual, ainda segundo o vereador, teria sido usado de forma indevida.

Contrariado com a fala do edil e preocupado com a suspenção da maioria dos serviços essenciais prestados pelo município, ‘Dalminho’, tem procurado desmentir o vereador.

“É muito ruim quando você passa uma informação falsa e caquética pra sociedade onde sabemos que nem todo mundo consegue ter uma informação mais clara a informação. Nós enviamos o orçamento de 2022 para a Câmara e numa sessão que ocorreu em 4 de março, eu enviei os vetos para a Câmara, mostrando que as emendas que os vereadores tinham feito nós não poderíamos acata-las, porque iria ocasionar o que está acontecendo hoje no município, que é zero de suplementação e assim, não conseguimos transpor, remanejar e fazer com que o orçamento se execute de fato”, falou o prefeito.

Em outra fala, o gestor diz que ficou estarrecido com as palavras do vereador de seu mesmo partido e que agora prega a oposição.

“Fiquei estarrecido com o teor do vídeo, tentando confundir a cabeça da população, deixando bem claro que hoje na Câmara do município, todos os vereadores foram eleitos pelo PTB, partido que deu toda a estrutura a cada um deles e hoje, de forma muito escura e sorrateira, eles se intitularam da oposição e passaram a defender algumas situações que fazem com que a gente se encontre hoje com zero de suplementação, sem conseguir pagar a folha da Saúde, que já está atrasada desde o dia 10, sem conseguir executar alguns serviços básicos e essenciais como a manutenção dos carros e no abastecimento. Hoje, nós não temos como remanejar alguns recursos que precisamos”, revelou ‘Dalminho’.

O prefeito também confirma a paralisação de parte dos serviços do município.

“Alguns serviços, nós não temos mais condições de continuar, porque o orçamento ele é caquético em relação a isso e a gente não consegue mais suprir o que a gente precisa. Até alguns dos nossos alunos não estão mais indo para as escolas porque não temos frota suficiente para alimentar as rotas e precisamos locar alguns carros para que o alunado se desloque para as escolas. Infelizmente é dura essa realidade. Essa realidade é muito triste. O que nós queremos apenas é o respeito e a independência entre os poderes e trabalhar com harmonia” falou Dalmo Augusto.

“Para que todos saibam, nosso corpo jurídico tentou mostrar a Câmara que algumas emendas propostas pelos vereadores não poderiam ser consideradas. Mas em tudo que tentamos fomos ignorados e fomos derrotas por 5 a 3. Deixo claro que não estou pedindo dinheiro e sim flexibilidade no orçamento para manter os serviços essenciais funcionando”, finalizou o prefeito de Belo Monte.

Inconformada com a situação, um grupo de servidores e moradores da cidade foi as ruas, com faixas e cartazes, denunciando o princípio de caos em Belo Monte e pedindo para que os vereadores revejam suas decisões e ajudem o município a não parar.